Piauí cresce 116% em emissões da Carteira de Identidade Nacional em dois anos

O Piauí é o estado que mais emite a nova carteira de identidade, com mais de 1,27 milhão de piauienses já documentados

O Piauí alcançou a marca de 62.772 emissões da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), os dados foram divulgados, nesta terça-feira (5), pela Secretaria da Segurança Pública, por meio do Instituto de Cidadania Digital.

O resultado mantém a tendência de crescimento registrada nos últimos anos. Em julho de 2023, o Piauí contabilizou 28.999 emissões; em 2024, o número subiu para 56.961; e, neste ano, alcançou 62.772, um crescimento superior a 116% em dois anos.

Segundo o superintendente do Instituto de Cidadania Digital, Marcelo Mascarenha, o avanço é resultado direto da ampliação da rede de atendimento, “Hoje temos 193 unidades de serviços digitais em funcionamento, distribuídas em 169 municípios, além de mutirões de documentação realizados em todo o estado,” destacou.

  
Piauí cresce 116% em emissões da Carteira de Identidade Nacional
Governo do Piauí
 
 
 

Marcelo Mascarenha ainda resssaltou que o Piauí é o estado que mais emite a nova carteira de identidade, com mais de 1,27 milhão de piauienses já documentados, o que representa cerca de 38% da população com o novo modelo.

A nova Carteira de Identidade Nacional é gratuita para a primeira via e para substituição do modelo antigo. O documento unifica o CPF como número único de identificação, tem validade nacional e é aceito em países do Mercosul, além de contar com versão digital disponível no aplicativo gov.br.