O ministro do Supremo Tribunal Federal, André Mendonça, palestrou em Teresina na tarde desta sexta-feira (13), durante o encerramento dos cursos de qualificação ofertados pela Secretaria de Segurança Pública do Estado, com o tema “Governança e Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado”.
Durante a abertura da solenidade, Rafael Fonteles destacou os avanços na integração das polícias com os órgãos que compõem o judiciário e Ministério Público, além dos investimentos em tecnologia, o que tem contribuído para a implementação de soluções inovadoras na segurança.
“Nossas diretrizes principais são focar em integração e inteligência. A integração das forças entre si, das forças com o sistema judicial, das forças de segurança também com a sociedade civil e também investir fortemente em inteligência para que o Estado, o aparelho estatal, esteja sempre à frente do crime organizado, que hoje é uma verdadeira indústria. Então, nós temos que ter muito investimento em inteligência, para a gente poder vencer essa criminalidade que tanto degrada as nossas relações humanas aqui no Brasil”, afirmou o governador.
Rafael ressaltou o sucesso do Protocolo de Recuperação de Celulares, desenvolvido no Piauí pela equipe da Secretaria de Segurança Pública e que vem sendo adotado por vários estados brasileiros, gerando bons resultados na redução de crimes como homicídios e roubo a veículos. “Temos o menor indicador de homicídios do norte-nordeste do Brasil, que é a região que mais sofre com a violência. E fazemos isso com uma polícia extremamente capacitada, inteligente, precisa e que consegue gerar resultados sem ter que abusar da força”, completou.