MP faz alerta sobre crescimento de casos de estelionato e desenvolve projeto para combater crimes

A ideia do Alerta Digital é qualificar o enfrentamento aos golpes virtuais

O Ministério Público do Piauí (MPPI), por meio do projeto "Alerta Digital", fez um alerta pra o avanço dos crimes de estelionato no país, especialmente crimes praticados por meio eletrônico.

De acordo com dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2025, os crimes de roubos caíram, mas os crimes de estelionato tiveram um aumento significativo e cresceram 7,8% em 2024. Ao todo, segundo os dados, foram contabilizadas  2.166.552 ocorrências em todo o país. Os golpes aplicados por meios virtuais tiveram um destaque ainda maior, com o crescimento de 17%.

  

Dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública
Anuário Brasileiro de Segurança Pública
   

De acordo com a promotoria de justiça do Ministério Público, a situação exige um novo olhar das instituições de segurança pública a nível de Brasil. Ressaltou também que para o enfrentamento dos estelionatos, é necessário fortalecimento das polícias judiciárias e das perícias técnicas.

A ideia do "Alerta Digital" é qualificar o enfrentamento aos golpes virtuais. O projeto atua no monitoramento e na análise de fraudes digitais, além da emissão de alertas preventivos à população e apoio à institucional neste novo cenário.