A obra do Aeroporto de Barra Grande, localizado no município de Cajueiro da Praia, litoral do Piauí, foi concluída. O anúncio foi realizado nesta quinta-feira (07) pela Secretaria de Estado dos Transportes (Setrans). O equipamento, que deve alavancar o setor do turismo na região e que será a porta de entrada para a Rota das Emoções, recebeu investimentos na ordem de R$ 17 milhões, oriundos do Tesouro Estadual.
De acordo com o secretário dos Transportes, Jonas Moura, o Governo do Estado pretende atrair voos regulares para Barra Grande, para fortalecer ainda mais o turismo na região. "Pelo potencial turístico de Barra Grande e de todo nosso litoral, temos o propósito de atrair companhias aéreas para a oferta de voos regulares com aeronaves com capacidade para 40 passageiros”, disse o gestor.
A construção atende todos os requisitos de segurança para a realização de pousos e decolagens, por isso o tráfego aéreo no local já foi autorizado pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). O local conta com pista de pouso e decolagem com balizamento noturno de 1.500 metros de extensão e 25 metros de largura, além de um terminal de passageiros.
Jonas Moura destacou ainda que, a partir do aeroporto, poderá surgir uma nova rota aérea, que permitirá o acesso rápido e com comodidade de pessoas de todo o mundo às potencialidades turísticas do Piauí. "Nosso estado tem um potencial turístico imenso. A cada dia temos atraído um número maior de turistas e investidores do Brasil e do mundo. Com esse equipamento, estamos abrindo caminhos para que mais pessoas possam conhecer as belezas de Barra Grande e do nosso litoral, contribuindo significativamente para o fortalecimento do turismo, que é a grande vocação da região“, enfatizou o secretário.