Como forma de apoio e incentivo aos mais de 99 mil candidatos que se inscreveram no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023, a Secretaria Estadual de Educação (Seduc) montou um estande para fornecer água, chocolate e elevar o ânimo dos vestibulandos com música na entrada da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), neste domingo (05). No local, também teve entrega de canetas para quem esqueceu e mensagens de apoio para fortalecer os jovens e adultos que vão realizar o exame.
Ao A10+, o secretário estadual de Educação, Washington Bandeira contou sobre a iniciativa. Ele relatou que está bastante animado com o exame. Na última sexta (03), a Seduc realizou um aulão de 10 horas que foi até às 6h da manhã de sábado (04), e que reuniu cerca de 5 mil alunos da rede estadual.
“A Seduc está com nossos alunos até o último momento antes da prova, prestando esse apoio, levando essa mensagem de otimismo, de confiança, de positividade e de relaxamento. Por isso, a gente entrega um chocolate, além da água, um suquinho, para que eles possam estar nesse momento tranquilos e muito confiantes. A preparação foi muito boa, intensa, muito exitosa e agora é a hora de eles colherem os frutos, com a aprovação e a conquista do tão sonhado ingresso no ensino superior”, destacou o secretário.
Jovens comentam expectativa
As estudantes Isabele e Keila se prepararam muito para o vestibular e relataram suas expectativas para o 1º dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 em Teresina. As duas moram na zona Sudeste e se deslocaram até a zona Norte para prestar o exame.
Ao A10+, Isabele Monteiro dos Santos contou que sonha em fazer Direito e relatou que, apesar do nervosismo, está confiante com as provas. “Eu saí de casa cedo, muito cedo pra não perder a prova. Vou fazer vestibular para Direito. A expectativa é de ansiedade, medo também, mas também é de confiança de que posso trazer um resultado bom”.
Leia também:
Idosa que voltou à sala de aula há 2 anos faz o Enem no Piauí e diz estar otimista
“Dei tudo de mim nesses meses”, diz jovem com paralisia cerebral que fará o Enem no Piauí
Já Keila Rejane, de 19 anos, já concluiu o ensino médio e está em busca da aprovação para o curso de Educação física. A jovem contou com o apoio dos pais para chegar no local. “Estou querendo fazer educação física. A minha expectativa para prova é de medo, mas me preparei e estou confiante. Contei com a ajuda dos meus pais para chegar até aqui para fazer a prova”, declarou.
"Sinto que hoje é o meu dia", diz estudante que faz o Enem pela 3ª vez
A prova do Enem é o principal modo de entrada nos cursos de ensino superior. Muitos estudantes se preparam durante todo o ensino médio para o dia do vestibular, é o caso do Arthur Vieira que está fazendo a prova pela terceira vez, mas para valer esse ano.
“Esse ano é a terceira vez fazendo a prova, mas a primeira que vou fazer valendo. Minha expectativa para esse ano é muito boa, sinto que hoje é o meu dia. Estou bem confiante e acredito que vai dar tudo certo”, contou ao A10+.
O jovem disse que tentou nos anos anteriores como experiência enquanto estava concluindo o ensino médio. Dessa vez, ele se preparou para entrar no curso de ciência da computação. Suas apostas para a redação são os temas de Etarismo e Meio Ambiente, mas destacou que está bastante preparado para fazer a dissertação.