“Dei tudo de mim nesses meses”, diz jovem com paralisia cerebral que fará o Enem no Piauí - Geral
EDUCAÇÃO

“Dei tudo de mim nesses meses”, diz jovem com paralisia cerebral que fará o Enem no Piauí

Ao A10+, mãe conta que a filha já fez 17 cirurgias e, mesmo com as dificuldades, não desistiu de lutar pelos seus sonhos


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

A adolescente Maria Letícia, de 17 anos, é uma das 99 mil pessoas que estão inscritas para realizar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no Piauí neste domingo (05). A jovem, que tem paralisia cerebral, contou ao A10+ que se dedicou ao máximo nesses últimos meses para o exame e que está confiante em sua aprovação. Esta é a terceira vez que ela fará o Enem, as duas últimas foram como treineira. 

Animada, Maria agradeceu todo apoio que recebeu dos professores e da família nesta preparação para o exame que ocorrerá neste domingo (05) e no dia 12 de novembro. A jovem fará a prova na Universidade Estadual do Piauí (Uespi). Ela chegou horas antes dos portões serem abertos para os candidatos. 

  

“Dei tudo de mim nesses meses”, diz jovem com paralisia cerebral que fará Enem no Piauí Anna Couto / A10+

   

“Eu não vou mentir, falar que eu não to nervosa, que eu tô… mas eu tô calma porque eu sei que eu dei tudo de mim nesses meses. A minha equipe de professores também ajudou muito e vocês tão no meu coração, eu amo vocês... eles foram essenciais e olha só, essa vitória não vai ser só minha, vai ser de vocês, da minha família e vai dar tudo certo. Quero fazer psicologia”, contou a adolescente ao A10+. 

Mãe cita orgulho e dedicação da filha para o Enem

A mãe de Maria Letícia contou ao A10+ que a filha já fez 17 cirurgias e, mesmo com as dificuldades, ela não desistiu de lutar para o que almeja alcançar ao tentar ingressar no ensino superior através do Enem. Ela relatou que a jovem é um “orgulho” para todos da família. 

“Muito orgulho e muita dedicação dela… são anos de tratamento e ela já passou por 17 cirurgias, tem paralisia cerebral, mas eu sempre falo que isso não a define. Com o conhecimento que ela tem é capaz de chegar assim em qualquer lugar. Eu tenho ela e outra de 15 anos, que também tá fazendo o Enem hoje, e eu sempre passo pra elas o seguinte ‘estudar e ter conhecimento, escolher a profissão que elas querem e não o que a gente quer, porque é eles que vão trabalhar na profissão e não nós'. É um dia de muita gratidão a Deus por ela [Maria Letícia] estar aqui fazendo o Enem”, relatou Francisca Omita ao A10+.

  

Estudantes durante o Enem 2023 no Piauí Anna Couto / A10+
   

A mãe citou que também está nervosa para o exame, mas assim como a filha, segue confiante que dará tudo certo e que a jovem conseguirá a tão sonhada aprovação no curso de Psicologia. “A gente que é mãe, que é pai, pelo menos eu, até parece que é eu que vou fazer a prova, que eu também tô com frio na barriga, tô nervosa e desejo tudo de bom pra ela e digo que ela é uma vencedora. Nós somos apenas o suporte, mas a alavanca é ela que faz movimentar. Tudo depende dela, nós somos apenas aquela fonte motivadora”, completou.

No primeiro dia de prova, os participantes fazem as questões de linguagens e códigos, ciências humanas e redação. No segundo dia, 12 de novembro, as provas são de ciências da natureza e matemática.

Fonte: Portal A10+


Dê sua opinião:

Fique conectado