O Piauí é o estado que possui a maior proporção de domicílios com televisão de tubo no país. Os dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que, em 2023, 18,4% dos lares piauienses ainda usam televisores de tubo. Em 2016, esse índice era de 55,9% dos domicílios.
A média observada no Brasil foi de 7,2% dos lares com televisão de tubo. Apesar da redução, o Piauí ainda é o estado com maior proporção de domicílios com TV de tubo no país, seguido do Rio Grande do Sul, com 13,2%. Santa Catarina é o estado com menor indicador, com apenas 2,6% dos domicílios exclusivamente com televisão de tubo.
Outro dado apontado pelo IBGE, é o de domicílios que tinham apenas televisão de tela fina (LEC,LCD ou plasma). Segundo a pesquisa, o Piauí tinha a menor proporção do País com apenas TV’s de tela fina, com 79,9%, abaixo da proporção do país, que era de 90,8%. O estado com o maior indicador era Santa Catarina, com 96,1% dos domicílios exclusivamente com tv de tela fina.
Já o ranking dos países que possuem os dois tipos de televisores (tela fina e tuvo), no Piauí 1,7% dos domicílios tinha tanto tv de tela fina como tv de tubo, enquanto no Brasil esse indicador era de 8,4%.