(Atualizada às 11h38)
O piloto do avião de pequeno porte, que caiu na lagoa do bairro Poti Velho, na zona Norte de Teresina, deu detalhes em áudio, obtido pelo Balanço Geral Manhã, sobre como ocorreu o acidente. Ele, que seria Johnny Francisco dos Santos, confirma que uma falha no motor teria provocado o pouso forçado da aeronave. O caso ocorreu na manhã de domingo (11).
"[...] Eu tô vindo agora do Pará, de Redenção, na final da Dois Zero , o motor falhou. Mudei de tanque rápido, continuou falhando, voltei para o outro motor e falhou. Pronto, parou. Tentei reanimar e não deu.[...]", explica.
Ainda nos áudios ele detalha a preocupação em cair sobre as residências. Então, ele explica que se preparou para que o avião pousasse na lagoa.
"Quando olhei para baixo, só casas. À minha direita, vi a lagoa, dei uma puxadinha rápida, ganhei um pouco mais de altitude e aproei na lagoa. Limpei o avião, a velocidade já vinha caindo e preparei o avião para o impacto. A asa direita bateu em um árvore, o avião rodou e parou dentro da lagoa", relatou.
Ouça agora:
Ao final, ele diz que se encontrava bem e em atendimento no Hospital de Urgência de Teresina (HUT).
A perícia da Polícia Civil, Polícia Militar, bem como a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e a administradora do Serviço Regional de Prevenção e Investigação de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA), foram acionadas. A aeronave ficou sem grandes avarias, pouco submersa na lagoa, não havia odor ou sinais de vazamento de combustível no local.
O Aeroporto de Teresina afirmou que recebeu contato informando situação de socorro e que acionou o seu plano de emergência.
Veja a nota
O Aeroporto de Teresina (THE) informa que o avião que vinha de Redenção, no Pará, com destino a Teresina, Piauí, entrou em contato com a torre de controle declarando situação de socorro, mas não conseguiu pousar no aeroporto. O centro de operações aeroportuárias da CCR Aeroportos logo acionou o seu plano de emergência, direcionou membros da equipe para o local do ocorrido e acionou o Corpo de Bombeiro estadual e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), relatando o ocorrido.
Aeroporto de Teresina (THE)
O que se sabe sobre o acidente
Um avião de pequeno porte caiu em uma lagoa na região do bairro Poti Velho, zona Norte de Teresina, na manhã deste domingo (11). A principal suspeita é uma falha no motor teria provocado o pouso forçado. O A10+ apurou que a aeronave é do empresário Tiago Maximiano Junqueira, dono da T & J Agronegócios LTDA, uma das maiores produtoras de grãos do Nordeste.
O piloto Johnny Francisco Alves dos Santos, e o policial militar do Ceará, Marcelo Nogueira Ramos estavam dentro da aeronave no momento da queda. Os dois foram encontrados nas asas do avião e, segundo a polícia, tiveram apenas escoriações leves.
As equipes do Corpo de Bombeiros foram acionados por volta das 11h30 da manhã deste domingo (11). Segundo a polícia, o avião havia partido do Pará e estava a pouco minutos de pousar no aeroporto Senador Petrônio Portela, em Teresina. Em certo momento, o piloto teria percebido a falha mecânica e, para evitar um dano maior, realizou um pouso forçado na lagoa.