Aeronave cai em lagoa na zona Norte de Teresina - Geral
ACIDENTE

Aeronave cai em lagoa na zona Norte de Teresina

O acidente ocorreu na manhã deste domingo (11)


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

(Atualizada às 15h40)

Uma aeronave do tipo monomotor caiu em uma área de lagoa nas proximidades do Parque Ambiental Encontro dos Rios, no bairro Poti Velho, localizado na zona Norte de Teresina, na manhã deste domingo (11). A informação foi confirmada ao A10+ pelo 9° Batalhão de Polícia Militar do Piauí que está atendendo a ocorrência. 

O avião é de propriedade da empresa TJ Agro, uma das maiores produtoras de grãos do país. O grupo é comandado por Tiago Maximiano Junqueira, produtor da Fazenda Chapada Grande, localizada em Regeneração. À TV Antena 10, o tenente Lima, do Corpo de Bombeiros, confirmou que a queda foi consequência de um pouso forçado devido a uma pane no motor.

Aeronave cai em lagoa na zona Norte de Teresina
Thracy Oliveira / TV Antena 10

   

"Conversei com o piloto e ele relatou que foi um pouso forçado devido a uma pane no motor. O relato dele é que conseguiu fazer a manobra para tirar da área urbana e jogar na lagoa para amenizar a queda da aeronave. Eles estavam preocupados com os pertences que tinham na aeronave e quando chegamos eles estavam entregando o material a outras pessoas. Chegamos e fizemos o resgate dos dois", afirma o tenente. 

O avião de pequeno porte estava com dois ocupantes que, segundo militares, saíram ilesos, apenas com ferimentos leves. Segundo a polícia, os ocupantes da aeronave foram identificados como o soldado da Polícia Militar do Ceará, Marcelo Nogueira Ramos, e o piloto Johnny Francisco Alves dos Santos, 38 anos, que trabalha para um empresário do ramo de soja no Piauí. Eles teriam saído do Pará.

Aeronave cai em lagoa na zona Norte de Teresina
Reprodução

   

O radioamador Vianey Moura informou à TV Antena 10 que no momento da queda ele estava na escuta e ouviu o piloto usar a expressão mayday, palavra-código usada na aviação para declarar emergência: "A gente estava fazendo escuta quando de repente o comandante reportou mayday. Esse termo que ele usou é para emergência total, ou seja, já caindo. Já não tinha mais como recuperar. Ele não voltou mais para falar depois da torre ter feito uma indagação para ele. É muito rápido. Eu creio que pode ter sido perca de motor", explica Vianey Moura. 

Com o impacto da queda, o monomotor ficou virado e equipes do Corpo de Bombeiros foram acionadas para os primeiros procedimentos. Apenas a perícia vai poder determinar com precisão a causa do acidente. 

A região foi isolada pela polícia até a chegada da perícia. Apesar do susto, não houve registro de morte no local. Após o acidente, equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foram acionadas e realizaram os primeiros atendimentos. As causas reais serão investigadas. 

Assista ao vídeo abaixo: 

Fonte: Portal A10+


Dê sua opinião:

Fique conectado