Prefeito decreta emergência após trecho de rodovia ceder e casas desabarem com fortes chuvas no PI

O transbordamento do rio afetou as zonas rural e urbana, inclusive com inacessibilidade de algumas

(Atualizada às 13h05)

A Prefeitura de Itainópolis, no interior do Piauí, decretou situação de emergência por 90 dias em razão da cheia do rio Itaim. Com o grande volume de água, um trecho da rodovia PI-245, que liga a cidade ao município de Picos, cedeu, e três casas desabaram.

O transbordamento do rio afetou as zonas rural e urbana, inclusive com inacessibilidade de algumas comunidades rurais, gerando danos e deixando famílias desabrigadas. O quadro também se agravou, após o rompimento da barragem de Ingazeira, que fica localizado em Massapê do Piauí.


"As fortes chuvas que atingiram o município nos últimos dias resultaram em enchentes, colocando em risco inúmeras habitações, expondo a integridade de pessoas, além de danos materiais, ambientais e prejuizos econômicos, o que denota situação necessária à declaração de emergência. A situação pode ocasionar prejuízo ou comprometer a continuidade dos serviços públicos ou a segurança de pessoas, obras, serviços, equipamentos e outros bens públicos ou particulares", diz o documento.

Com o decreto, o prefeito Miguel Rodrigues determinou a mobilização de todos os órgãos municipais para desenvolverem ações visando reduzir os efeitos causados pelas chuvas.

"Compete ao comitê o estudo e direcionamento das políticas públicas voltadas a preservação da vida, minimização de danos a particulares e a bens públicos, sendo responsáveis, no prazo de 05 (cinco) dias, o planejamento das ações a serem realizadas", diz.

Em nota, a Prefeitura de Itainópolis comunicou que a PI-245, na altura da Localidade Tamburil I, está parcialmente cortada devido as fortes chuvas na região e com isso o transporte de carga e passageiros está prejudicado por ocasião desse fenômeno.

"Pedimos a compreensão dos condutores de veículos principalmente das cargas pesadas, ao tempo em que informamos que o DER-PI já foi notificado da situação onde pedimos a recuperação de emergência desse trecho. Por orientação da Equatorial-PI pedimos as pessoas que se abstenha das proximidades desse trecho pois o local está classificado como área de risco", disse. 

As aulas na Rede Municipal de Ensino também foram suspensas até a próxima sexta-feira (05). De acordo com o decreto, a previsão meteorológica indica a continuidade de chuvas intensas na região.

Nas redes sociais da Prefeitura, o secretário de Agricultura de Itainópolis, Isidório Luís, destacou que o município está atento e dando suporte as famílias atingidas.

“Em nome da Prefeitura de Itainópolis estamos aqui para alertar as famílias que moram próximas ao Rio Itaim sobre as fortes chuvas na nossa região e o aumento do volume de águas do Rio Itaim. Além de alertar, estamos aqui para dar um suporte as famílias que precisam de um local seguro, onde disponibilizamos a Escola Odete Ferreira Nunes, além de um caminhão para transporte. A Defesa Civil Municipal pode ser contatada por meio do seguinte telefone: 89 99442-8731”, frisou.

Your browser does not support HTML5 video./