Programa Mais Médicos ganha 42 novos profissionais que vão beneficiar 29 municípios piauienses

Os médicos vão atuar nos territórios Entre Rios, Carnaubais, Cocais e Planície Litorânea.

A Coordenação Estadual do Programa Mais Médicos do Piauí, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), realizou no município de Piripiri o acolhimento dos profissionais e gestores dos 41º e 42º ciclos do Programa.

Ao todo, 42 médicos foram distribuídos em 29 municípios, atuando nos territórios Entre Rios, Carnaubais, Cocais e Planície Litorânea. Esses profissionais já iniciaram suas atividades no segundo semestre, reforçando a atenção primária em diversas regiões do Piauí.

  
Programa Mais Médicos ganha 42 novos profissionais que vão beneficiar 29 municípios piauienses Reprodução
 
 
 

A coordenadora estadual do Programa Mais Médicos no Piauí, Idvani Braga, destacou a relevância do momento de acolhimento para integração e orientação dos novos participantes. “Esse momento é essencial para apresentar aos profissionais a importância dos atendimentos, o funcionamento do programa, os direitos e deveres, além de orientar gestores e médicos sobre a legislação e as práticas do Mais Médicos na ponta, junto ao usuário do SUS”, explicou.

Durante o encontro, foram realizadas palestras sobre atenção primária à saúde e legislação, com participação de representantes das universidades Federal, Estadual e da UFDPar, e do do Ministério da Educação, que atuam como tutor do programa no estado.

Desde sua criação, o Programa Mais Médicos tem como missão garantir o acesso à saúde em todos os municípios, especialmente nas áreas de difícil cobertura. O atendimento é realizado nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), que são a principal porta de entrada do cidadão ao SUS.

O secretário municipal de Saúde de Piripiri, Guilherme Lopes, ressaltou o impacto positivo da iniciativa. “É gratificante participar de um momento tão integrativo, que reforça o compromisso com a população mais carente das áreas prioritárias. Esses médicos vão fortalecer a atenção primária e ampliar o acesso aos encaminhamentos especializados. O programa tem transformado a saúde pública no estado”, enfatizou.