Sejus reaproveita itens apreendidos e entrega mais de 6 mil kits a egressos do sistema prisional

A iniciativa une ressocialização, responsabilidade social e sustentabilidade

A Secretaria da Justiça do Piauí (Sejus), alcançou a marca de 6.436 kits de vestuário, calçados e acessórios, entregues a egressos do sistema prisional e seus familiares, por meio do projeto Descaracteriza em Ação, desenvolvido em parceria com a Receita Federal do Brasil. Os combos são montados com itens apreendidos em fiscalizações, que seriam destinados à incineração, e passam por modificações para serem utilizáveis.

A iniciativa une ressocialização, responsabilidade social e sustentabilidade. Envolve mais de 30 internos em três unidades prisionais: Penitenciária Feminina de Teresina, Mista de Parnaíba e Unidade de Buriti dos Lopes. Eles participam de oficinas para aprender o processo de descaracterização, que inclui retirada de marcas e adequação dos materiais, garantindo qualidade ao produto final.

 
Sejus reaproveita itens apreendidos e entrega mais de 6 mil kits a egressos do sistema prisional
Sejus
 

Segundo Joana Vilanova, coordenadora de cursos profissionalizantes da Sejus, o trabalho influencia na autoestima dos internos e na acolhida dos egressos. “Participam mais de 30 internos. Eles passam por uma oficina para aprender todo o processo de descaracterização sem prejuízo do material. O egresso não sai mais com uniforme do presídio. Ele sai com roupa comum, camisa, bermuda, calçado. E a ideia é garantir dignidade e atender também familiares em vulnerabilidade”, afirmou.

Os kits incluem peças como camisas, bermudas, calçados e acessórios, que ajudam internos em processo de reintegração e famílias em situação de vulnerabilidade financeira. Apenas em 2025, mais de seis mil kits foram produzidos e distribuídos, número que deve crescer com a expansão do projeto para outras unidades prisionais.

O secretário da Justiça, coronel Carlos Augusto, foi quem articulou com a Receita Federal a destinação dos produtos apreendidos. “Grandes carregamentos de roupas eram incinerados por pequenos detalhes de marca. Enquanto gestores, precisamos fazer o máximo ao nosso alcance para melhorar a vida das pessoas”, destacou.

Com resultados expressivos, o Descaracteriza em Ação deve ser expandido para outras unidades do sistema prisional piauiense.