Semarh realiza monitoramento da qualidade da água do rio Poti em Teresina

O objetivo é garantir que o Poti possa ser utilizado de forma segura e sustentável, tanto para atividades de lazer quanto para a preservação

A Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semarh), em parceria com a Águas de Teresina, está monitorando regularmente a qualidade da água do rio Poti, em um trecho que vai desde o Parque Floresta Fóssil até a Potycabana, passando pelo Centro de Educação Ambiental (CEA) da Semarh.

O trabalho, realizado mensalmente, coleta e analisa amostras de água em pontos específicos do rio. O objetivo é garantir que o Poti possa ser utilizado de forma segura e sustentável, tanto para atividades de lazer quanto para a preservação do meio ambiente.

  

Semarh realiza monitoramento da qualidade da água do rio Poti em Teresina Reprodução
   

As análises da água são feitas seguindo as normas técnicas estabelecidas pela legislação brasileira (CONAMA 357/2005 e CONAMA 274/2000), que definem os padrões de qualidade da água e os critérios para determinar se um rio é próprio para o banho.

“Este estudo permitirá avaliar a qualidade atual da água do rio Poti e identificar possíveis problemas, subsidiando a tomada de decisões da Semarh e contribuindo para a saúde pública e a conservação ambiental”, destaca o coordenador do programa QUALIÁGUA ligada à diretoria de recursos hídricos da Semarh, Giovani Fonseca.