O Hospital de Urgência de Teresina (HUT) foi palco, nesta sexta-feira (12), da realização de um sonho de Kleciano Almeida da Silva, de 42 anos, paciente em cuidados paliativos internado há 42 dias. Natural de Codó (MA), ele oficializou sua união com Iranilde da Silva, sua companheira há seis anos, em uma cerimônia viabilizada pela equipe do hospital.
O desejo foi acolhido pela Comissão de Cuidados Paliativos e pelo Serviço Social do HUT, que, em parceria com a Defensoria Pública, organizaram todos os trâmites legais. A celebração contou com bolo, alianças, buquê e foi realizada de forma semipresencial, com os noivos no auditório do hospital e a oficialização feita online pelo Núcleo de Solução Consensual de Conflitos e Cidadania (NUSCC).
Segundo a médica paliativista Carla Sena, a iniciativa reflete a essência dos cuidados paliativos, que buscam oferecer qualidade de vida e significado mesmo em situações de finitude. A diretora geral do HUT, Aranucha Brito, destacou que esta foi a primeira cerimônia do tipo realizada no hospital, marcando um momento histórico de assistência integral e humanizada.