O humorista piauiense Whindersson Nunes anunciou, nesta quarta-feira (08), que está enviando drones gigantes com um kit com proteínas, água e remédios para as vítimas que estão ilhadas em prédios no Rio Grande do Sul. O estado enfrenta umas das maiores tragédias climáticas dos últimos anos. O número de pessoas em mortas em função das chuvas no estado gaúcho subiu para 95, segundo a última atualização da Defesa Civil.
Em postagem na rede X, antigo Twitter, Whinderson contou que os kits estão sendo entregues desde a madrugada de hoje. Ele também pediu que as pessoas protejam os drones, pois têm pessoas roubando os drones e impedindo que a ajuda chegue as pessoas que precisam. No post, ele divulgou um vídeo de várias pessoas ilhadas em prédios pedindo ajuda.
“De madrugada, a partir de 1 da manhã, nossas drones começam a entregar kits proteína, água e aparatos pra crianças e adultos nos prédios ilhados, as pessoas estão roubando e impedindo pessoas de ajudar, se você ver alguém levantando um drone gigantes, em meu nome, proteja essas pessoas”, escreveu.
Os drones e os kits foram desenvolvidos pela Tron robótica educativa. A equipe irá divulgar os pontos de coleta, onde os drones deixaram os alimentos para as pessoas ilhadas no RS.
“Uma campanha da Tron para levar através de drones esse kit que foi preparado por nutricionistas. O kit é composto por: 2 águas minerais 500ml; 5 barras de cereais; 2 sachês de soro de hidratação; 6 barras de goiabada; 1 copo de de Castanha de Caju ou Amendoim e 1 copo 250ml com Frutas Cristalizadas. Esses kit serão levados por drones para pessoas que estão em áreas de difícil acesso no Rio Grande do Sul”, disse o Professor Kelson Gomes.
O kit terá em média 2kg. A Tron também está em busca de pessoas qualificadas para pilotar os drones. Dois tipos de drones estão sendo usados na ajuda as vítimas: 1. Drones para rastreamento e localização de vítimas. 2. Drones para manuseio de cargas leves, variando de 2 a 8 quilogramas, adotados pela TRON.