Os réus José de Sousa Lima Neto e Antônio Carlos Nunes Santos foram condenados a mais de 14 anos de cadeia pelos crimes de homicídio qualificado e participação em organização criminosa. Ambos foram considerados culpados pelo assassinato do adolescente Maycon Douglas Alves Nascimento Santos, de 17 anos, ocorrido em 16 de setembro de 2022, no bairro Pindorama, em Parnaíba, litoral do Piauí.
De acordo com o MPPI, os réus, apontados como integrantes de uma facção criminosa, executaram a vítima com vários disparos de arma de fogo em via pública. O ataque foi motivado por disputa entre facções criminosas.
Reprodução
Durante o julgamento no Tribunal do Júri da Comarca de Parnaíba, o Ministério Público foi representado pelo promotor de Justiça Vinícius Nunes de Paula. O Conselho de Sentença reconheceu, por maioria, a autoria do crime, as qualificadoras de motivo torpe e recurso que dificultou a defesa da vítima, além da participação dos acusados em organização criminosa.
O juiz de Direito Willmann Izac Ramos Santos fixou a pena de cada réu a 17 anos de reclusão, sendo 14 anos pelo homicídio qualificado e 3 anos pela participação em organização criminosa. Após a detração penal, que contabilizou o tempo que ambos já estavam presos, a pena a ser cumprida ficou em 14 anos, 6 meses e 4 dias de prisão, em regime inicial fechado. As prisões preventivas foram mantidas, com execução imediata das sentenças.