A Secretaria de Segurança Pública do Piauí deflagrou mais uma fase da Operação Rastreados na manhã desta sexta-feira (18), na zona Sudeste de Teresina. A ação teve como objetivo a repressão ao comércio ilegal e circulação de veículos com sinais identificadores adulterados, roubados ou furtados.
As equipes da polícia realizaram abordagens sistemáticas, aplicando procedimentos técnicos de verificação de sinais identificadores e documentação dos veículos. A ação resultou em apreensões e na responsabilização de condutas criminosas relacionadas à adulteração, roubo, furto e receptação de automóveis. O número de veículos apreendidos ainda não foi divulgado.
De acordo com o delegado Matheus Zanatta, coordenador da SOI, a operação alia inteligência, integração entre instituições e atuação territorial como estratégia de enfrentamento ao crime patrimonial.
“Vale ressaltar que, além do caráter repressivo, a operação também teve um viés preventivo, reforçando a importância da checagem de procedência na aquisição de veículos e incentivando a colaboração da comunidade com as autoridades. A Operação Rastreados segue como um dos principais instrumentos da política estadual de segurança pública no enfrentamento aos crimes de roubo, furto, adulteração e receptação de veículos no Piauí, aliando inteligência, integração institucional e atuação territorial para combater as redes criminosas que alimentam esse tipo de prática”, afirmou.
Coordenada pela Superintendência de Operações Integradas (SOI), a operação contou com apoio da Polícia Civil, Polícia Militar, Força Estadual Integrada de Segurança Pública (FEISP), Diretoria de Operações de Trânsito (DOT) e Gerência de Operações e Investigações Criminais (GOIC).