Barbeiro executado em Teresina teria sido alertado para não atender "pessoas sujas" de facção; cliente não tinha envolvimento

O principal alvo dos bandidos, o barbeiro, foi executado com mais de 10 disparos de arma de fogo; caso ocorreu na zona Norte da capital. Veja detalhes

Atualizada às 12h07

O delegado Genival Vilela, do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) concedeu entrevista, na manhã desta quarta-feira (20), e deu novos detalhes do duplo homicídio ocorrido em uma barbearia no bairro Água Mineral, zona Norte de Teresina. Segundo as primeiras informações, o barbeiro era o principal alvo dos criminosos e o cliente estava apenas no local errado no momento do crime. O barbeiro teria sido alertado sobre não atender pessoas "sujas", supostos membros de uma facção criminosa.

  

Barbeiro e cliente mortos na Zona Norte de Teresina Divulgação

   

Durante entrevista à TV Antena 10 e ao Portal A10+, o delegado detalhou a ocorrência e divulgou a identificação das vítimas. São eles: Jackson, proprietário do estabelecimento e alvo principal, e João Paulo, cliente da barbearia.


"Lá foram duas vítimas, o barbeiro, identificado como Jackson, proprietário do estabelecimento, e um cliente, identificado como João Paulo. Segundo informações escolhidas, o alvo seria o Jackson. Ele tentou fugir na ocasião, correu alguns metros, em torno de 80 metros, mas infelizmente caiu e faleceu. A outra vítima seria só um cliente, infelizmente estava no local e foi atingida na cabeça", detalhou.

O delegado disse ainda que o barbeiro já era conhecido da polícia e já tinha passagens criminais. Ele também teria sido testemunha de um homicídio em um caso de 2019. "O Jackson já era conhecido nosso, porque já tínhamos ouvido ele aqui em duas ocasiões como testemunha de um homicídio", disse.


O cliente, no entanto, não tinha nenhuma passagem pela polícia e nem indícios de envolvimento com o mundo do crime. Jackson foi morto com pelo menos 11 disparos. Tentou fugir dos criminosos, mas foi alcançado e executado. João Paulo foi vitimado com apenas um disparo de arma de fogo na região da cabeça.

"Pelas informações escolhidas, os dois foram atingidos dentro do estabelecimento. Uma vítima morreu dentro do estabelecimento ainda, a outra ainda tentou fugir. Só que foi atingida novamente, inclusive foi a que sofreu mais disparos. Segundo o perito de local, essa vítima, diria a vítima principal dos criminosos, o Jackson, sofreu em torno de 11 disparos, a maioria na região do rosto", afirmou o delegado.

  

Há detalhes de que um dos atiradores teria perseguido uma das vítimas até terminar de executá-la
Yago Araújo/ TV Antena 10/A10+

   

Há ainda informações de que o barbeiro teria sido alertado por membros de uma facção criminosa da região para não atender pessoas denominadas como "sujas", que seriam supostamente de facção rival. O barbeiro, no entanto, alegou a essas pessoas, na época, que não poderia escolher a quem atender. "O barbeiro teria dito, na defesa dele na época, que não poderia ficar escolhendo quem cortar o cabelo. Ele cortaria cabelo de quem chegasse lá para cortar", relatou.

A Polícia investiga as circunstância do crime que, a princípio, é investigado como uma disputa entre facções. Os suspeitos ainda não foram localizados. O caso continua sendo investigado pelo DHPP.