Cabo é desligado do Corpo de Bombeiros após ser preso com 2 kg de cocaína na BR-230, Piauí

Conselho de Disciplina apontou Helton como culpado e incapaz de permanecer nas fileiras da corporação

O comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar, coronel José Arimatéia Rêgo, determinou o desligamento do cabo Helton Carlos de Sousa Monteiro, preso pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) com 2 quilos de cocaína na cidade de Floriano, no interior do Piauí. 

Com a decisão, divulgada nessa quinta-feira (24), no Diário Oficial do Estado, o comandante concordou integralmente com parecer conclusivo do Conselho de Disciplina que apontou Helton como culpado e incapaz de permanecer nas fileiras da corporação.

  

Cabo do Corpo de Bombeiros é preso com cocaína no interior do Piauí
Divulgação

   

Ainda no julgamento da conduta do indivíduo, os membros do conselho ressaltaram que ele é acusado de "contrariar os dispositivos estatutários, deontológicos e legais de zelar pelo bom nome da Polícia Militar e de cada um dos seus integrantes, obedecendo e fazendo obedecer aos preceitos. E exercer atividade estranha à instituição militar com prejuízo do serviço ou com emprego de meios do Estado ou manter vínculo de qualquer natureza com organização voltada para a prática de atividade tipificada como contravenção ou crime".

Diante das transgressões disciplinares de natureza grave constatadas, o coronel  intimou Helton Monteiro e sua defesa para conhecimento da decisão e determinou diligências e atos administrativos inerentes à conclusão do presente processo administrativo.

Prisão na BR-230

Helton Carlos de Sousa Monteiro. Ele foi flagrado pela Polícia Rodoviária Federal com dois quilos de cocaína, na BR-230, na cidade de Floriano, ao Sul do Piauí, em 27 de setembro do ano passado.

O homem retornava de Pernambuco para a cidade piauiense, acompanhado dos pais, quando foi abordado pela PRF.

"Na ocasião, a equipe deu ordem de parada ao referido homem, que conduzia um veículo de modelo Jeep Compass Longitude D. No automóvel, também encontravam-se dois passageiros. Mediante abordagem, os agentes notaram que o motorista apresentava sinais evidentes de nervosismo. Ao ser questionado sobre o seu destino, o mesmo informou que havia saído de Petrolina, no Pernambuco, com destino à Floriano (PI)", disse a PRF.

Durante a fiscalização, a equipe solicitou que o porta-malas do veículo fosse aberto. "Rapidamente, o homem, e os passageiros, retiraram as bagagens do interior do automóvel. Neste momento, a retirada de uma embalagem envolvida em um saco preto chamou a atenção da equipe. Indagados sobre o conteúdo presente no saco, um dos passageiros e o condutor responderam que tratava-se de uma encomenda, um tênis, e que poderia ser aberto sem problemas. Mediante abertura da embalagem, os policiais encontraram, de fato, uma caixa de tênis. No entanto, em seu interior, estavam acondicionados 2 tabletes envolvidos em embalagens típicas e costumeiras de atos como esse: um com uma substância e odor análoga à pasta base de cocaína e um semelhante ao Cloridrato de cocaína, cada um com 1 kg", explicou.

Evidentemente nervoso, o condutor revelou a identidade do proprietário das drogas e afirmou ter conhecimento de que este tinha envolvimento com o tráfico de drogas e facções criminosas. Perguntado sobre o destinatário, ele declarou não ter informações a respeito. Diante dos fatos, o homem e os ilícitos apreendidos foram encaminhados à Polícia Civil de Floriano para os procedimentos que o caso requer.