Motorista que transportava ilegalmente mais de 30 aves é preso pela PRF no Piauí; cada uma custou R$ 10

O motorista foi enquadrado no artigo 29 da Lei de Crimes Ambientais

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) resgatou 35 aves silvestres nativas que era transportadas ilegalmente em um caminhão na cidade de Parnaíba, litoral do Piauí, na quinta-feira (10). O motorista, que confessou que comprou cada ave por R$ 10,00 no estado do Maranhão, foi preso. Todos os bichos são de espécies nativas da fauna brasileira.

Na cabine do veículo, os agentes contabilizaram sete gaiolas, todas com aves nativas do Brasil, mas sem as anilhas de identificação, o que configura crime. Quando questionado o motorista declarou que comprou as aves na cidade de Nova Olinda, no Maranhão. Por conta disso ele foi levado à delegacia da cidade.

  

As aves foram encaminhadas para cuidados veterinários Divulgação

   

as aves foram encaminhadas ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), para receber cuidados veterinários e serem reintegradas à natureza, caso estejam aptas.

O motorista foi enquadrado no artigo 29 da Lei de Crimes Ambientais (Lei 9.605/98), que trata da prática de matar, perseguir, caçar, apanhar ou utilizar espécimes da fauna silvestre sem a devida permissão.