Forças de Segurança fazem megaoperação para prender suspeito de assassinar delegado e ferir agentes no Maranhão

Márcio Mendes foi covardemente morto por Leandro da Silva Sousa com um disparo de espingarda no pescoço, em Caxias

A Secretaria de Segurança Pública deflagrou uma megaoperação para localizar e prender o assassino do delegado Márcio Mendes, 51 anos, nessa quinta-feira (10), no Maranhão. Ele foi covardemente morto por Leandro da Silva Sousa que realizou um disparo de espingarda no pescoço do agente, na zona rural de Caxias. As equipes tentavam cumprir um mandado de prisão por roubo contra o indivíduo. Mais dois policiais ficaram feridos.  

Forças de Segurança fazem megaoperação para localizar e prender assassino de delegado Márcio Mendes, no Maranhão
TV Antena 10/A10+

   

O delegado Regional de Caxias, Jair Paiva, à TV Antena 10 e ao A10+, detalhou que ocorre uma ação conjunta entre equipes operacionais e de inteligência de todas as forças de segurança do estado do Maranhão.

"Estamos fazendo varreduras em toda a região do povoado Boa Vista, onde houve a ocorrência fatídica, bem como os povoados adjacentes, checando as informações que estão chegando e também fazendo um trabalho através da nossa inteligência. Estamos com o trabalho tático e operacional, e sendo orientados pela equipe de inteligência. O trabalho não vai parar enquanto não prendermos este indivíduo, que cometeu esse crime fatalmente contra o delegado Márcio e atingido os dois investigadores da polícia do estado do Maranhão", afirmou. 

Pai e atuação na polícia há mais de 10 anos: saiba quem era o delegado morto por bandido no Maranhão
Reprodução

   

Participam da operação agentes da Polícia Militar de Caxias e Timon, as unidades especializadas de homicídios, o Denarc, PRF, PF, o Centro Tático Aéreo, e a equipe de elite da Polícia Civil, o GRT.  Os trabalhos seguem durante toda esta sexta-feira (11).

Pai e atuação na polícia há mais de 10 anos: saiba quem era o delegado morto por bandido no MA

O delegado Márcio Mendes, 51 anos, morto durante uma operação na zona rural de Caxias, Maranhão, deixa dois filhos e um legado de 10 anos de atuação na Polícia Civil. Ele foi covardemente morto por Leandro da Silva Sousa que realizou um um disparo de espingarda no pescoço do agente. O caso ocorreu nesta quinta-feira (10), enquanto a equipe da Polícia Civil tentava cumprir um mandado de prisão contra Leandro por roubo.

Segundo a polícia da região, outros dois agentes que participavam da ação também foram baleados, mas sobreviveram. Ambos foram levados para um hospital em Teresina e estão em recuperação. A operação foi realizada no povoado Boa Vista, que fica na divisa entre os municípios de Caxias e Timon. As forças de segurança seguem em diligências na tentativa de localizar e prender o bandido que tirou a vida do delegado.  


Márcio Mendes é natural de Fortaleza, no Ceará, mas morava em Teresina. Há quase 3 anos atuava no 4º Distrito Policial de Caxias, unidade responsável pelas investigações na Região Leste do Maranhão. Ele também já havia trabalhado em Trizidela do Vale e por quatro anos em Coelho Neto. 

Filho de dois médicos oftalmologistas de Teresina, Márcio Mendes deixa dois filhos. O delegado Jair Paiva, da Regional de Caxias, declarou à imprensa maranhense que Márcio era um "grande profissional e sempre disponível". 

O velório e sepultamento serão restritos e iniciaram nesta quinta, seguindo até esta sexta (11), em Teresina, para amigos e familiares.  "Pegou a gente de esperava. Não esperávamos isso, ainda mais uma pessoa como ele. Foi uma fatalidade, muito doloroso para nós e toda família", disse Vilmar Filho, familiar da vítima, à TV Antena 10.