O Ministério Público do Estado do Piauí, por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), deflagrou, nesta terça-feira (20), a Operação ‘Fragmentado’ que cumpriu mandados de busca e apreensão e de prisão para desarticular um grupo envolvido com tráfico de drogas e de armas no Piauí, Maranhão e Amazonas. Ao todo são 29 mandados, sendo 15 de busca e apreensão e 14 de prisão.
A investigação iniciou após a prisão de um homem, identificado como Vagner da Silva, durante uma blitz em Teresina, por porte ilegal de arma de fogo, em março de 2024. A partir disso, a polícia descobriu um grupo de indivíduos envolvidos na compra e venda de entorpecentes e armas de fogo. O entorpecente era enviado de Manaus para Teresina em barco e ônibus e era distribuído para outros traficantes, principalmente na cidade de Teresina.
A polícia constatou também a movimentação de quase R$ 800 mil, nos últimos dois anos, pelo investigado Vagner da Silva. O grupo é investigado pelos crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico de drogas, lavagem de dinheiro e comércio ilegal de armas de fogo.
Operação Fragmentado
O nome da operação faz alusão ao fato de o alvo principal ter várias identidades falsas e se apresentava a outros investigados e à Justiça com nomes diferentes da sua verdadeira identidade.