Um homem, que não teve o nome revelado, foi levado para delegacia suspeito de maus-tratos contra sua própria cadela de apenas 5 meses no bairro Lourival Parente, zona Sul de Teresina, na tarde desta quinta-feira (02). O animal foi flagrado amarrado com uma corda curta no teto de uma casa. A ação contou com o apoio do Batalhão de Policiamento Ambiental (BPA).
Ao A10+, o delegado Willame Moraes, titular da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA), contou que uma vizinha filmou o exato momento que o animal tentava se soltar da corda e poderia, conforme imagens, até se enforcar.
"Tivemos conhecimento através da divulgação do caso. Uma vizinha filmou e hoje fomos realizar esse resgate na companhia de um veterinário que constatou que o animal sofreu maus-tratos. Diante disso, o tutor foi preso e levado para delegacia", disse o delegado.
Ainda segundo Willame, o homem passará por audiência de custódia e poderá responder pelo crime de maus-tratos. O tutor alegou à polícia que amarrou a cadela porque tinha ido comprar uma coleira. A versão dita por ele ainda será investigada. A vizinha que filmou o caso também prestou depoimento.
O animal ficou sob cuidados dos parentes. A pena para quem praticar o crime de maus-tratos contra cães ou gatos é de prisão, de dois a cinco anos, multa e perda da guarda do animal.