Idoso pode ter sido morto ao tentar proteger filho adolescente que perdeu arma alugada de suspeito preso em Teresina, diz delegado

Arma, que seria usada para assaltos, foi apreendida na escola. Indivíduo preso na manhã de hoje fazia cobranças para restituir o valor

A Polícia Civil do Piauí prendeu, na manhã desta terça-feira (26), o suspeito de envolvimento na morte do idoso  Ezequias Castro da Silva, de 62 anos, na zona Sudeste de Teresina. O crime ocorreu no dia 1º de agosto. 

De acordo com o delegado Bruno Ursulino, as investigações apontam que o crime teria sido motivado, após o filho da vítima perder uma arma de fogo que seria do suspeito preso, identificado como, Thalysson Jordon Carvalho Santos, de 20 anos. 

  

Idoso pode ter sido morto ao tentar proteger filho adolescente que perdeu arma alugada de suspeito preso em Teresina, diz delegado Thracy Oliveira/ TV Antena 10/A10+

   

"Uma das linhas que nós seguimos foi de que o indivíduo tinha dado uma arma para o filho dele [Ezequias]. Essa arma tinha sido apreendida na escola e depois esse indivíduo teria cobrado essa arma de fogo. A vítima teria pago um valor a menos do que o que teria sido cobrado por esse indivíduo. E pessoas ficaram indo cobrar lá. Durante a análise do próprio aparelho celular da vítima, ele ficava demonstrando um receio de que algo ruim pudesse acontecer com o seu filho, e conseguimos identificar quem seria essa pessoa, proprietária dessa arma de fogo", afirmou o delegado à TV Antena 10

A polícia, no momento, busca verificar como foi a participação de Thalisson no crime. "O Thalisson é suspeito de ter envolvimento nesse homicídio. Ele realmente emprestava e alugava essa arma de fogo para menores. Devido ao filho da vítima ter perdido essa arma que foi alugada, a vítima começou a receber cobranças para que efetuasse o pagamento dessa arma que foi perdida. Então, tudo leva a crer que houve essa cobrança, e que a partir de um desentendimento é que houve esse homicídio. Estamos querendo levantar se ele seria o atirador ou se, eventualmente, ele seria apenas a pessoa que moveu com que o atirador fosse lá", ressaltou.  

Foi cumprido, na zona Sudeste de Teresina, um mandado de prisão temporária contra o indivíduo, que já é conhecido por ter passagens pela polícia e ligação com o Bonde dos 40. "Ele já tem passagem por roubo e por corrupção de menores, e, agora, a gente consegue demonstrar até mesmo através do seu interrogatório de que ele tinha por hábito ficar alugando essa arma de fogo para menores realizarem assaltos em toda a cidade. Ele afirma que tem proximidade com o Bonde dos 40, ali da região do Nova Horizonte", detalhou. 

O delegado destacou que Ezequias não tinha envolvimento com a criminalidade. "O filho da vítima era quem tinha [histórico criminal] e, naturalmente, o pai com o filho menor, quis proteger restituindo o valor dessa arma e agora a gente vai evoluir para saber se eventualmente temos mais outros envolvidos nessa investigação", explicou. 

Sobre o crime

Ezequias estava em casa, quando ao receber uma pessoa no portão, foi morta com um tiro. "A vítima se encontrava em sua residência foi até o portão para atender alguém que se encontrava chamando por ele, e, no momento, houve uma discussão e ele foi atingido por um disparo de arma de fogo. Ao que tudo indica houve um desentendimento, a vítima que de vez em quando trabalhava como segurança, avançou em cima dessa pessoa e acabou sendo atingida por um disparo de arma de fogo", disse.