A Polícia Civil do Piauí (PCPI) indiciou os irmãos Israel de Assis Damasceno e Maciel Damasceno pela morte dos adolescentes Jennifer Lourrane e Eliton Manuel. Maciel e Israel também foram indiciados pela tentativa de homicídio contra Gilvan Rodrigues e sua sobrinha de 10 anos. Todos os assassinatos ocorreram no dia 3 de outubro, na zona Norte de Teresina, como uma retaliação à morte da companheira de Israel, identificada como Bárbara e que estava grávida de 4 meses.
A delegada Nathália Figueiredo, do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), deu mais informações à TV Antena 10 sobre a onda de assassinatos que aconteceu no dia 3 de outubro na região do Parque Brasil, zona Norte de Teresina. Nesta quinta-feira (17), a delegada contou que os crimes foram configurados como briga entre facções e que tudo foi desencadeado com a morte da jovem Bárbara, que estava gravida de Israel, um dos assassinos de seus rivais.
Bárbara Teresa Ferreira, de 19 anos, foi morta a tiros no dia 3 de outubro na região do bairro Parque Brasil. A vítima estava grávida de 4 meses. A jovem, segundo a polícia, estava em casa quando foi surpreendida pelos criminosos que invadiram o imóvel e efetuaram vários disparos contra ela.
Segundo a delegada, foi dado prioridade ao caso de Bárbara para que o autor do crime seja identificado e penalizado. Por conta da morte de Bárbara e do bebê, o crime pode receber diversas qualificadoras. “Configurando homicídio qualificado, vou analisar até a possibilidade de mais de duas qualificadoras. Se for constatada a questão de briga de facção haverá também a questão de organização criminosa e outros possíveis crimes que poderão ser descobertos durante a investigação”, contou.
Bárbara era companheira de Israel de Assis Damasceno. Israel e seus irmãos, um adolescente e outro identificado como Maciel Damasceno, deram inicio à uma onda de assassinatos em retaliação à morte de Bárbara.
“Pra nós ficou configurado uma briga de facções. O Israel é faccionado ao PCC e acreditamos que a morte de Bárbara tenha sido orquestrada pela facção rival. Como disse, o inquérito Bárbara transcorre aqui no DHPP, foi dado prioridade e em breve vamos apresentar à sociedade o autor desse crime bárbaro”, relatou a deletada à TV Antena 10.
A delegada relatou que os irmãos seriam responsáveis por duas mortes e outras tentativas de assassinato. “Eles teriam sido os responsáveis pela morte da adolescente Jeniffer, do adolescente Eliton e da tentativa de homicídio de Gilvan e de uma criança de 10 anos que estava na barbearia onde estava Eliton e Gilvan”.