Justiça mantém prisão preventiva de Brizola e Mamá, líderes das facções Bonde dos 40 e PCC em Teresina

Valdeci da Silva e Josimar Machado já foram presos pela polícia diversas vezes

O juiz Thiago Carvalho Martins, do Tribunal de Justiça do Piauí, manteve a prisão preventiva de dois líderes de facções criminosas em Teresina; o primeiro é Valdeci da Silva Lima, conhecido como “Brizola”, que faz parte do Bonde dos 40, e Josimar Machado Alves de Lima, o “Mamá”, apontado como um dos líderes do PCC.

A decisão, obtida pelo A10+, fala sobre os crimes imputados a Valdeci da Silva Lima, conhecido como Brizola. “Valdeci da Silva Lima líder do B40, é acusado de integrar organização criminosa, tráfico de drogas, lavagem de dinheiro, extorsão e usura. Ele seria o mandante de diversos homicídios, além de fornecer armas de fogo e drogas para seus comparsas. Os elementos de informação constantes até aqui apontam indícios de autoria e materialidade para uma diversidade de delitos praticados pelo requerente”, diz a decisão.

  

Tribunal de Justiça mantém prisão preventiva de líderes do Bonde dos 40 e do PCC em Teresina Divulgação

   

Segundo o documento, Josimar Machado, o Mamá, seria um dos líderes do PCC na região da Santa Maria da Codipe e responsável por ordenar homicídios contra rivais.

“A denúncia destaca que "Mamá” ocupava uma posição de destaque no PCC. Conforme se verifica, trata-se de réu que possui extenso lastro criminal de processos em curso, inclusive em crimes contra a vida, corroborando com as informações de que seria mandante de diversos homicídios constante da denúncia. Outrossim, não há qualquer indicação de que o fato de ser paraplégico lhe impossibilite de permanecer no ambiente prisional, não ficou demonstrada nenhuma doença grave ou outra particularidade adequada para individualização específica de seu caso”, consta na decisão. 

Diante disso, o Tribunal de Justiça, através do juiz Thiago Carvalho Martins, decidiu pela continuidade da prisão preventiva dos dois réus.

“Assim, entendo que a manutenção da prisão dos réus é necessária, e se justifica pelos motivos expostos, assim como não foram trazidos elementos suficientes a alterar a situação originária já apresentada. Assim sendo, indefiro os pedidos de liberdade provisória/revogação de prisão preventiva de Valdeci da Silva Lima e Josimar Machado Alves de Lima”, finalizou. 

Entenda

Valdeci da Silva Lima já sofreu diversas tentativas de homicídio. Em julho de 2022, o faccionado foi baleado durante a inauguração de um supermercado de sua propriedade, na zona Norte de Teresina. Na época que foi baleado, Brizola usava tornozeleira eletrônica. Em 2020, Brizola e mais três empresários foram presos pelo GrecoEm janeiro do mesmo ano, os policiais do Greco cumpriram mandados de busca e apreensão em endereços ligados a Valdeci da Silva Lima. Valdeci da Silva foi preso novamente em junho de 2024.

Josimar Machado também já foi preso por diversas vezes, inclusive por assassinato.