(Atualizado às 18h51)
Um indivíduo de alta periculosidade, identificado como Émerson Rodrigues de Sousa e Silva, mais conhecido como 'Léo das Novinhas', de 25 anos, foi preso nesta quinta-feira (14), no bairro Santa Maria da Codipi, zona Norte de Teresina. Suspeito de integrar o Bonde dos 40, ele seria um dos maiores executores da facção, apontado como autor de várias mortes.
A ação foi realizada pela Polícia Civil do Piauí (PC-PI), através do Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO) e da 3° Seccional de Polícia. De acordo com o delegado Charles Pessoa, coordenador do Draco, a maioria dos homicídios cometidos pelo Léo das Novinhas teriam sido a mando do o empresário Valdeci da Silva Lima, conhecido como Brizola, considerado como líder do Bonde dos 40 na capital, que também foi preso hoje.
"Ele é um dos responsáveis de ter entrado em um hospital na Santa Maria e ter tentado matar outro indivíduo. Acreditamos que esse indivíduo já praticou mais de 10 indivíduos só este ano aqui na capital, então é um dos principais responsáveis por essas execuções que estavam acontecendo em razão dessa disputa territorial dessas facções. Prisão extremamente brilhante do sistema de Segurança Pública do Estado do Piauí que irá proporcionar, com certeza, uma maior redução desses homicídios aqui em Teresina. Além da prisão, conseguimos efetuar a prisão de entorpecentes, três arma de fogo e com certeza foram utilizadas na prática de homicídios".
De acordo com a polícia, o preso estava foragido deste o início deste ano. Contra ele haviam três mandados de prisão em aberto. O acusado foi capturado e encaminhado para a Central de Flagrantes de Teresina para a realização dos procedimentos cabíveis ao caso.