No Piauí, Polícia Civil alcança máxima eficiência em investigações de mortes violentas em três regiões

A marca alcançada é fruto dos investimentos em estrutura, equipamentos e pessoal, com constantes capacitações oferecidas pelo Governo do Estado

A Polícia Civil do Piauí (PCPI) alcançou a marca de 100% de resolutividade em investigações de mortes violentas intencionais (MVIs) nos territórios do Vale do Sambito, Vale do Canindé e Tabuleiros do Alto Parnaíba. A estatística consolidada pela Secretaria da Segurança Pública do Piauí (SSP-PI) considera o primeiro semestre de 2025. O dado  mostra ainda que, no geral, o índice de resolução no interior do estado ficou em 77,14%.

A resolutividade é caracterizada quando a autoridade policial (delegado), após a coleta de provas e análise dos fatos, aponta os autores de um crime. A estatística da SSP-PI confirma a elevação do nível técnico das investigações conduzidas pela Polícia Civil.

  
No Piauí, Polícia Civil alcança máxima eficiência em investigações de mortes violentas em três regiões Reprodução
 
 
 

A marca alcançada é fruto dos investimentos em estrutura, equipamentos e pessoal, com constantes capacitações oferecidas pelo Governo do Estado, através da Secretaria da Segurança Pública. “A gente tem investido fortemente na capacitação de agentes, de delegados de polícia, no domínio de ferramentas investigativas, como análise de rastros digitais, uso de inteligência, muita perícia e bancos de dados integrados”, considerou o delegado Célio Benício, diretor de polícia do interior da PCPI.

Na Planície Litorânea – que engloba os municípios do litoral, área alvo de atenção especial da segurança pública – a taxa de resolutividade de MVIs de janeiro a junho foi de 78,57%, acima da média do estado.

Por outro lado, o agrupamento do Vale do Sambito, Vale do Rio Guaribas, Vale do Rio Itaim, Vale do Rio Canindé e Serra da Capivara apresenta índice consolidado ligeiramente inferior (76,32%). A região, que fica próximo à divisa com Pernambuco, tem recebido ações reiteradas de combate a grupos criminosos organizados e a crimes com características de pistolagem.

Meta: 90% de resolutividade média

A evolução constatada através dos dados projeta resultados ainda mais ousados. O secretário da Segurança Pública, Chico Lucas, falou sobre a meta estabelecida para a resolutividade dos inquéritos que apuram MVIs no interior do estado. “Estamos colhendo os frutos de uma política consistente de valorização das nossas forças policiais, com investimentos em estrutura, tecnologia, capacitação e integração. A meta que estabelecemos é atingir 90% de resolutividade média nos casos de mortes violentas no interior do estado, e esses resultados demonstram que estamos no caminho certo”, afirma Chico Lucas.

Célio Benício lembra que os crimes contra a vida envolvem maior complexidade nas investigações e revela o caminho para continuar avançando: “Reforçando a integração das forças, trabalho técnico da nossa perícia e um grande enfrentamento ao tráfico e às facções criminosas”, finaliza.