A polícia Civil do Piauí realizou a reconstituição do acidente de trânsito que envolveu o advogado Marcus Nogueira e deixou uma pessoa morta e três feridas, entre elas, uma bebê de oito meses de idade, que encontra-se em estado grave. A perícia foi comandada pelo delegado Luís Guilherme, e realizada durante a madrugada desta segunda-feira (14) .
Participaram da reconstituição uma equipe de 25 policiais, da Perícia Técnica da Polícia Civil, Polícia Militar e Polícia Rodoviária Federal.
Os trechos das avenidas Higino Cunha e Odilon Araújo, próximo ao Mercado da Piçarra, foram fechados para a realização dos trabalhos. O delegado do caso, Luís Guilherme informou como a perícia irá analisar o cenário do acidente.
“Temos imagens e essas imagens vão ser utilizadas pelos peritos para poder tirar algumas dúvidas, entre elas, a velocidade média dos veículos envolvidos, a existência ou não de uma imprudência de ter invadido o sinal vermelho, na verdade, a dinâmica, aqui é só mais uma coleta de informações", disse.
O perito criminal Rawlinson Ibiapina, afirmou que a perícia está usando duas metodologias , para a reconstrução do caso. Um deles é um método desenvolvido no Piauí em 2013 que consiste em uma vídeo-análise, onde são comparados vários pontos das vias, e ao comparar as dimensões do veículo com trechos da via é possível descobrir sua velocidade.
" Nas ciências forenses, quanto mais metodologias se utiliza, mais próximo de um resultado confiável você alcança, a gente então vai utilizar hoje duas metodologias uma , é de vídeo análise que a gente desenvolveu aqui no Piauí. Uma técnica que comparando as dimensões da tela, é possível verificar a velocidade do veiculo quando ele passa por um trecho da via , e nós também iremos utilizar uma metodologia que também é utilizada no Brasil todo que é comparar os pontos de referência da via com os pontos que a gente vai alinhar por causa das câmeras", declarou.
O laudo da reconstituição deve sair em até 10 dias, podendo ser prorrogado por mais 10 dias.
O acidente
A vítima trafegava na Avenida Odilon Araújo, no bairro Piçarra, quando o veículo modelo Hillux do advogado Marcos Vinicius Nogueira, teria invadido o sinal que estava fechado, e batendo na lateral do Siena, matando o motorista, Raimundo Nonato da Silva Oliveira de 53 anos. Raimundo Nonato ficou preso nas ferragens, e as duas mulheres foram socorridas pelo SAMU e levadas para o Hospital de Urgência de Teresina (HUT).
O motorista da Hilux, o advogado Marcos Vinícius Nogueira, era presidente da Comissão de Prerrogativas da OAB Piauí.
Marcos Vinícius, foi preso em flagrante e levado para a Central de Flagrantes. Após sua prisão, vários advogados se dirigiram a central, gerando um tumulto na delegacia.
Veja mais sobre o caso:
Advogado é preso após atropelar família na zona sul de Teresina