A Polícia Federal deflagrou, nesta quinta-feira (28), a Operação Sniper, para combater a caça ilegal de animais silvestres no Parque Nacional da Serra das Confusões, localizado na região Sudoeste do Piauí. Um homem que divulgava imagens de abates de animais nas redes sociais foi preso.
Na ação, policiais federais cumpriram um mandado de prisão preventiva e um mandado de busca e apreensão no município de Caracol, no interior do Piauí, expedidos pela Justiça Federal, contra um homem acusado de promover e divulgar crimes ambientais pela internet.
De acordo com as investigações, o suspeito utilizava redes sociais e plataformas de compartilhamento para registrar, incentivar e difundir práticas de caça predatória. Ele publicava imagens de abates de espécies protegidas e até promovia rifas de armamentos e acessórios de caça. Em apenas um perfil, acumulava cerca de 50 mil seguidores.
Durante o cumprimento dos mandados, foram apreendidas armas de fogo, munições, equipamentos de caça, mídias eletrônicas e dispositivos usados na produção e divulgação do conteúdo ilícito. As investigações seguem para identificar outros envolvidos no esquema.