A Polícia Militar do Piauí, através do Batalhão Especial de Policiamento do Interior (BEPI), realizou na tarde desta sexta-feira (31), a prisão de uma quadrilha suspeita de desmanche e adulteração de motocicletas. O caso ocorreu no bairro Nova Brasília, na zona Norte de Teresina e quatro veículos foram recuperados.
Ao A10+, o cabo Nonato, do Bepi, explicou que as prisões ocorreram durante a abordagem a um indivíduo que estava saindo de uma residência com uma moto sem placa. Ao dar continuidade ao procedimento e ter acesso à casa, outros dois indivíduos foram encontrados com motocicletas sendo desmontadas.
"A equipe estava em rondas no bairro Nova Brasília exatamente para desarticular essas quadrilhas, principalmente o crime organizado, as facções criminosas, que têm como apoio principalmente o roubo de veículos para aumentar o financeiro das suas organizações. E presenciamos esse indivíduo saindo de dentro de uma residência com uma moto Biz sem placa. Fizemos a abordagem para tentar identificar que veículo era aquele já que estava sem placa. Durante a abordagem, a equipe presenciou dentro dessa residência que ele saía, algumas outras motocicletas sendo desmontadas por outros indivíduos. Ao lado deles estavam essas chaves, que as equipes de outras ocorrências, sabiam que eram utilizadas para remarcação de chassi", destacou.
Os presos possuem papeis distintos dentro da organização criminosa, segundo o policial. O primeiro abordado era responsável por gravar o chassi das motos, o segundo seria o responsável por comprar os veículos roubados e o terceiro seria o mecânico responsável por desmontagem das motos para a adulteração dos sinais identificadores.
"E ao vistoriar os veículos, os outros veículos que lá estavam, as outras motocicletas, foi constatado que sim estavam sendo adulteradas e umas já estavam adulteradas. O indivíduo que estava saindo da residência, que é o morador dela, era o responsável por fazer essa gravação do chassi. Um dos que estavam lá era o responsável por comprar esses veículos que haviam sido roubados e entregavam para o remarcador. E o outro indivíduo que lá estava era o mecânico, responsável pela montagem e desmontagem das motos para que todos os sinais identificadores do chassi e outros internos da moto pudessem ser acessados para ser feita essa nova marcação", explicou o cabo.
Os presos e todo o material apreendido foram encaminhados para a Central de Flagrantes de Teresina. As investigações agora devem seguir para chegar a mais membros da organização criminosa.
“Já são indivíduos que têm seu papel definido dentro da organização, para gerar uma maior organização. Esperamos que, agora, como é o papel da Polícia Civil, a de polícia Investigativa, tenha continuidade ao trabalho e possam outras organizações e até mesmo aqueles que, ou os indivíduos que fazem esse roubo primário, sejam detidos", finaliza.