(Atualizada às 10h05)
A Polícia Militar do Piauí encontrou duas roças de maconha no município de Capitão Gervásio Oliveira, no interior do estado, nessa quinta-feira (20). Na ação, um homem identificado pelas iniciais A.G. de S., de 23 anos, foi preso em flagrante por tráfico de drogas e posse ilegal de arma de fogo.
As plantações foram localizadas no povoado Lagoa dos Bois, e poderiam gerar entre cinco e sete toneladas de drogas, incluindo uma variedade conhecida como "supermaconha", que tem efeitos mais potentes e nocivos.
Todo o material encontrado e os equipamentos utilizados no plantio e cultivo da droga foram incinerados no local, com amostras preservadas para análise pericial. O indivíduo foi encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil de São João do Piauí, onde permanecerá à disposição da Justiça.
Outras ações
Em 12 de fevereiro, a PM encontrou uma plantação de maconha na zona rural de Dom Inocêncio, no Piauí. O esquema de cultivo poderia produzir cerca de cinco toneladas da droga. Durante a operação, um homem de 48 anos, natural de Codó (MA), foi preso em flagrante no local. Ele foi conduzido à Polícia Federal para os procedimentos legais.
Já no dia 14, foram presas quatro pessoas, sendo dois homens e duas mulheres, oriundos dos estados de Pernambuco e Ceará por suspeita de serem os responsáveis por uma plantação de aproximadamente 3 hectares de maconha, que ao final produziria cerca de 13 toneladas da droga. No local foi encontrada uma grande quantidade do entorpecente já seco, prensado, sementes e mudas, além de uma estrutura de prensa, irrigação e balança.
Toda a droga encontrada foi incinerada, seguindo os protocolos de segurança sob a supervisão das equipes especializadas. Os envolvidos foram encaminhados para unidades policiais para a realização dos devidos procedimentos.