Polícia Militar do Piauí inicia emissão do novo modelo de carteira funcional para a corporação na segunda-feira (16)

O modelo seguirá o padrão adotado nacionalmente pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp)

A Polícia Militar do Piauí, por meio da Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP), em parceria com o Instituto de Identificação Digital Félix Pacheco, inicia, no próximo dia 16, a emissão da nova carteira funcional para a corporação. O modelo seguirá o padrão adotado nacionalmente pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), visando uma uniformidade entre as forças de segurança.

De acordo com o comandante da DGP, coronel Ruy Nunes Cordeiro, a partir da próxima semana, a Polícia Militar iniciará a primeira fase de confecção de documento de cada policial. Neste primeiro momento vai ocorrer o processo de captação de fotos, assinaturas, biometrias, dentre outros dados. A partir de janeiro de 2025, as carteiras serão entregues.

 
Policia militar
Reprodução
 
 
 

“Vamos captar e encaminhar à Secretaria de Segurança Pública (SSP), que vai confeccionar as identidades dentro do padrão de segurança. Todos os policiais serão avisados e faremos a divisão, por exemplo, vamos primeiro atender o Quartel do Comando Geral (QCG), depois os batalhões e queremos ir em todos os batalhões do interior para capturar as informações dos policiais, a fim de providenciar a identidade funcional.  A previsão para a entrega será no próximo ano”, explica Cordeiro.

Para dar início à 1ª etapa de confecção das novas carteiras funcionais no estado, a PMPI recebeu a visita do diretor do Instituto de Identificação Digital Félix Pacheco, Marcelo Mascarenhas. Durante o encontro, o diretor do instituto reforçou os próximos passos relacionados à confecção do documento aqui no Piauí.

“Estamos tratando sobre a emissão da carteira funcional dos policiais militares do estado. Sob a supervisão do coronel Cordeiro, responsável pela DGP, iremos a partir de agora fazer a coleta da biometria, da foto, da assinatura e das digitais de todos os policiais militares do estado para que, no início do próximo ano, possamos emitir a carteira de identidade nacional. É uma parceria do Instituto de Identificação Digital Félix Pacheco com o Instituto de Biometria Forense e Polícia Militar, para garantir mais segurança aos profissionais", explica Mascarenhas, afirmando que o Piauí foi pioneiro e teve o seu modelo de carteira funcional adotado em todo o país.