Um homem, que ainda não foi identificado, foi flagrado abusando sexualmente de um animal na tarde desta quinta-feira (10) embaixo de uma passarela no município de Picos, no interior do Piauí.
Ao A10+, Betanha Coutinho, vice-presidente da Apapi, informou que acionou a Polícia Militar após ter recebido um vídeo que mostra o homem abusando de uma égua. Ela ainda lamentou que a pessoa que fez o registro não acionou as autoridades para que o abusador fosse preso em flagrante.
“A gente só recebeu o vídeo. Mandei pra PM pra fazer diligências atrás da pessoa. Na realidade a pessoa que viu era que devia ter feito isso, porque seria em flagrante. Ligamos com o comandante, mas ele já estava em diligência atrás dela, mas, infelizmente, se for conduzido pra delegacia não vai dar em nada. É complicado esses casos demonstrados com animais porque é uma coisa negligente demais”, lamentou.
A polícia realizou buscas pelo homem mas, até o momento, ele não foi localizado. A Associação também emitiu uma nota repudiando a prática de zoofilia.
O crime
A Comissão de Meio Ambiente (CMA) aprovou, em abril, o projeto de lei que reconhece o crime de zoofilia. A zoofilia consiste em praticar ato libidinoso ou ter relação sexual com animal de qualquer espécie não humana. O ato pode causar ferimentos, fraturas, hemorragias, levar à morte e à incapacidade permanente dos bichos. A pena é aumentada até o dobro se o animal morrer.
A proposta também inclui a zoofilia na lista de crimes passíveis de prisão temporária — sem condenação.