Procon alerta para ‘golpe do falso advogado’ que já fez vítimas em mais de 30 cidades do Piauí

Criminosos usam dados reais de processos judiciais para enganar vítimas com promessas de liberação de dinheiro

O Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), vinculado ao Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI), emitiu um alerta por meio do projeto Alerta Digital sobre o chamado “Golpe do Falso Advogado”, que tem se espalhado por todo o estado.

Segundo levantamento com base em 110 boletins de ocorrência registrados entre junho e julho de 2025, criminosos estão se passando por advogados para enganar vítimas que possuem processos na Justiça. As abordagens acontecem, principalmente, por aplicativos de mensagens como o WhatsApp.

  

As abordagens acontecem, principalmente, por aplicativos de mensagens como o WhatsApp
Reprodução

   

Os golpistas utilizam o nome e até a foto do advogado verdadeiro da vítima, mas enviam mensagens por um número desconhecido. Com a alegação de que a pessoa “ganhou uma causa”, eles induzem a vítima a acreditar que valores estão prestes a ser liberados. Em seguida, solicitam transferências via Pix com desculpas como pagamento de custas judiciais, impostos, taxas ou supostos “procedimentos técnicos”.

De acordo com o Procon, as fraudes foram registradas em 32 cidades piauienses. Os maiores prejuízos ocorreram em:

O coordenador-geral do Procon/MPPI, Nivaldo Ribeiro, explica que o golpe tem um forte impacto no Direito do Consumidor e alerta para o cuidado redobrado com esse tipo de abordagem.

“Eles terão acesso a dados reais do seu processo, usarão isso para ganhar sua confiança e criarão uma situação de euforia com a promessa de boas notícias e valores a serem liberados. Por isso, é fundamental desconfiar de mensagens de WhatsApp vindas de números novos, mesmo que mostrem a foto do seu advogado. Procure seu advogado pessoalmente ou combine com ele uma forma mais segura de comunicação”, ressaltou Nivaldo Ribeiro.

A análise do Alerta Digital mostrou ainda que:

O Procon orienta que vítimas procurem imediatamente a polícia e registrem boletim de ocorrência. O Alerta Digital é uma iniciativa do Procon/MPPI em parceria com a Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI), com foco no monitoramento e prevenção de crimes virtuais.