A Polícia Civil do Piauí apreendeu o patrimônio milionário de um líder de facção criminosa, identificado apenas como Igor Gordão, durante operação, em Teresina, nesta quinta-feira (14).
A ação foi feita por meio do Departamento Estadual de Repressão ao Narcotráfico (DENARC). De acordo com o delegado Samuel Silveira, o indivíduo está foragido e dentre os itens apreendidos há armas e joias, e mais de R$ 1 milhão em bens como sítios de luxo, imóveis e veículos de alto padrão. Além disso, houve o bloqueio de contas judiciais.
"É um patrimônio milionário do principal traficante da Vila Mandacaru, que está foragido, o Igor Gordão, e nós acreditamos liderar uma organização criminosa. Esse patrimônio se encontra sequestrado, tudo isso indisponibilizado por ordem judicial. Ou seja houve a perseguição do recurso obtido por meio ilícito, a lavagem de dinheiro", destacou o delegado.
A operação teve o objetivo de cumprir 13 mandados de prisão e 27 mandados de busca e apreensão. Foram detidas seis pessoas. Uma parte dos presos é envolvida com facção criminosa e a outra é envolvida com homicídios e assaltos à mão armada. A droga que movimentava o tráfico de drogas feito pelos presos era repassada também a outros municípios.
As ações foram executadas no bairro Santa Maria da Codipi, na zona norte, e na Vila Mandacaru e no bairro Pedra Mole, na zona leste da capital.
“Foi uma operação que contou com várias frentes de atuação. Estamos colocando em prática o pleno enfrentamento à criminalidade de natureza violenta proposto pela Delegacia-Geral e pela Secretaria de Segurança Pública do Piauí. Dessa maneira, conseguimos proteger mais e melhor a sociedade”, disse o delegado.
Segundo o delegado-geral, Luccy Keiko Paraíba, em 2024, a Polícia Civil do Piauí procura acentuar ainda mais a missão do DENARC de enfrentamento ao tráfico de drogas, com o objetivo também de reprimir a criminalidade violenta e atacar as facções.
“Essa foi uma ação muito exitosa. Tenho conversado com delegado Samuel, com toda a equipe do DENARC, sobre a importância desse combate ao tráfico de drogas, bem como de atacar o patrimônio do traficante, de enfrentar esse tráfico que mata. É uma política criminal adotada desde o ano passado que vem reduzindo os índices de criminalidade violenta em Teresina e todo o estado”, enfatizou Luccy Keiko Paraíba.