SSP conduz pessoas que não compareceram para devolver celulares roubados em Teresina

As pessoas conduzidas já haviam sido intimadas e não compareceram à sede da SSP

A Secretaria de Segurança Pública, por meio da Superintendência de Operações Integradas (SOI), conduziu 11 pessoas, que estavam em posse de aparelhos roubados, para realizar a devolução dos celulares na manhã desta sexta-feira (02), em Teresina. 

Segundo o superintendente de Operações Integradas da SSP, delegado Matheus Zanatta, as pessoas conduzidas já haviam sido intimadas e não compareceram à sede da SSP para a devolução dos aparelhos. Os conduzidos foram autuados por receptação.

SSP-PI conduz 11 pessoas para devolver celulares com registro de roubo em Teresina
Divulgação/ SSP-PI

 

“Durante essa ação fizemos a apreensão dos celulares e conduzimos as pessoas que  estavam em posse dos mesmos para a realização dos procedimentos legais, ou seja, para serem autuadas pelo crime de receptação. Pedimos a população que compareça a SSP caso sejam intimados para evitar receber a visita das Forças de Segurança Pública”, pontuou o superintendente. 

Na ação, 11 pessoas foram conduzidas e 11 celulares foram recuperados.

Saiba como polícia do Piauí recupera celulares roubados; estratégia será nacionalizada

Com a ajuda da Agência de Tecnologia da Informação do Estado do Piauí (ATI), a Secretaria de Segurança do estado criou um projeto inovador que recuperou mais de sete mil celulares roubados. O sistema utiliza um banco de dados que inclui o IMEI, o número de registro de cada aparelho. Esse código permite que a polícia localize exatamente onde está cada telefone e com quem ele está. Por meio de uma ordem judicial, as operadoras de telefonia são obrigadas a fornecer todas as informações das pessoas que habilitaram uma nova linha nesses celulares roubados ou furtados, facilitando a recuperação dos aparelhos.

Devido ao alto número de resgates, o Ministério da Justiça e Segurança Pública anunciou nesta quinta-feira (1º) que vai atualizar o aplicativo ‘Celular Seguro’, incorporando a tecnologia implementada no Piauí para facilitar a recuperação de celulares roubados e furtados. Esta medida visa combater os crimes de roubo de aparelhos, que no ano passado somaram mais de 937 mil registros de ocorrência, segundo dados do Anuário da Violência.