Suspeito de matar ex-companheira e vereador de Parnaíba é preso pela polícia

Guarda municipal Penélope Brito e o vereador Thiciano Ribeiro (PL) foram executados a tiros no Centro de Teresina

Atualizada às 13h27

Foi preso Francisco Fernando de Oliveira Castro, de 35 anos, principal suspeito de matar a tiros o vereador Thiciano Ribeiro e a ex-comandante da Guarda Civil Municipal de Parnaíba, Penélope Brito, na manhã desta quarta-feira (27), no Centro de Teresina. As vítimas tinham um relacionamento amoroso. O suspeito, que também integra a Guarda Municipal, foi capturado no bairro Parque Piauí, na zona Sul de Teresina, em uma ação integrada entre a Inteligência da Polícia Civil, Polícia Militar e o Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).



Segundo um familiar do vereador, ele não aceitava o fim do relacionamento com Penélope. Um vídeo de câmera de segurança, obtido pelo A10+, mostra o momento em que o casal é assassinado a tiros nas proximidades do Hospital Prontomed, no Centro de Teresina, na manhã desta quarta-feira (27). Durante a prisão de Francisco, foram apreendidas duas armas de fogo, uma quantia em dinheiro e o veículo utilizado no crime.

  

Suspeito de matar ex-companheira e vereador de Parnaíba é preso
Reprodução

   

Um familiar do vereador Thiciano Ribeiro concedeu entrevista logo após o duplo homicídio ocorrido na manhã de desta quarta-feira (27), e afirmou que as vítimas teriam um relacionamento amoroso, e que estavam em Teresina para a realização de exames de rotina e para participação em uma festa familiar. Ele alega ainda que trata-se de um crime passional. Veja abaixo o exato momento da chegada do suspeito à delegacia.


De acordo com as informações, o vereador e a comandante estavam em sua casa para a celebração do aniversário da avó do vereador na noite desta terça-feira (26). Já na manhã de hoje, teriam ido ao hospital para a realização dos exames, e logo na saída foram atingidos pelos disparos.


O principal suspeito de cometer o crime, Francisco Fernando de Oliveira Castro, de 35 anos, também GCM, não aceitava o fim do relacionamento. "Era sabedor da família que eles tinham um relacionamento. Ela era chefe da Guarda Municipal de Parnaíba e ela por ventura foi casada como esse assassino. Ele insatisfeito com a separação, não aceitava a separação. Um crime de pessoas que não aceitam separação, e ceifou a vida de duas pessoas", disse o tio do vereador.


Um vídeo de câmera de segurança mostrou o exato momento em que o casal é surpreendido pelos disparos efetuados por um homem de camisa branca, que fugiu logo após o crime. A chefe da Guarda Civil Penélope Brito deixa um filho.


O vereador Thiciano Ribeiro da Cruz, primeiro suplente do Partido Liberal (PL) de Parnaíba, no litoral do Piauí, é uma das vítimas do duplo assassinato que ocorreu na manhã desta quarta-feira (27) nas proximidades do hospital Prontomed no Centro de Teresina. A informação foi confirmada ao A10+ pelo guarda municipal Mesquita. 

Ribeiro assumiu o mandato após a morte do vereador Bruno Vasconcelos Cunha (PL), conhecido como Brunão, no final de abril deste ano. O suspeito de cometer o duplo assassinato fugiu em destino ignorado. Equipes policiais seguem em diligências na tentativa de localizar e prender o assassino.

  

Thiciano Ribeiro e Penelópe Brito
Reprodução