Assembleia Legislativa do Piauí aprova Política Estadual de Combate a Fraudes Virtuais

Segundo deputado autor do projeto, apenas em junho de 2025 foram 708 ocorrências de crimes virtuais no Piauí

O projeto de lei que cria a Política Estadual de Prevenção e Combate a Fraudes Virtuais e Crimes Cibernéticos foi aprovado em sessão plenária desta terça-feira (07), na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi). São considerados como tais crimes os praticados pelas redes digitais, por dispositivos eletrônicos, sistemas informatizados ou novas tecnologias.

  

Assembleia Legislativa do Piauí aprova Política Estadual de Combate a Fraudes Virtuais
Divulgação/FreeImages
   

Segundo o deputado Rubens Vieira (PT), autor do projeto, apenas em junho de 2025 foram registradas 708 ocorrências de crimes virtuais no Piauí; de acordo com o parlamentar, os golpistas utilizam estratégias sofisticadas de engenharia social, simulando emergências ou imitando atendentes de instituições bancárias para induzir as vítimas a fornecer dados pessoais e sigilosos.

“Esse panorama evidencia não apenas a diversidade das modalidades criminosas, mas também a sua crescente complexidade e o seu alto potencial de dano. A resposta a esse problema não pode ser pontual ou fragmentada: exige uma política pública estruturada, com atuação articulada entre órgãos de segurança, Ministério Público, Poder Judiciário, órgãos de defesa do consumidor, setor privado e sociedade civil”, defende Rubens Vieira.