Os milhares de apoiadores do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) coloriram a Esplanada dos Ministérios para a posse do petista neste domingo (01). Quando ele recebeu a faixa presidencial, uma grande bandeira do Brasil foi estendida pelos presentes em Brasília. O 'bandeirão' foi confeccionado no Piauí, mais precisamente no bairro Água Mineral, em Teresina.
A bandeira foi a mesma usada em Teresina, quando o até então candidato a presidente, Lula, do PT, veio para a capital piauiense em ato de campanha. O bandeirão tem 50 metros de comprimento e 15 metros de largura e foi uma ideia do advogado Marcelo Nolleto, um dos coordenadores da campanha do novo governador do Piauí, Rafael Fonteles.
Nolleto relatou ao colunista do UOL, Carlos Madeiro, que quando ele e Fontelles eram estudantes do Instituto Dom Barreto decidiram confeccionar um bandeirão naqueles moldes para divulgar a equipe pela qual eles disputavam uma gincana.
"Eu falei apenas ao Ricardo Stuckert [fotógrafo do presidente] que ia abrir um bandeirão, para que ele ficasse atento para tirar a foto", diz Marcelo. Quando abriram, o Lula não sabia. Quando ele viu, ficou encantado ao vê-la 'viva', caminhando de mão em mão. Já no hotel, a Janja chegou e disse: 'quero levar essa bandeira com a gente”, disse o atual secretário de governo.
Marcelo contou que não sabia que a bandeira seria usada na posse de Lula. Nolleto, que foi nomeado como secretário de governo, relatou ainda que ideia de levar o bandeirão junto com eles partiu da agora primeira-dama, Janja. Em Teresina, ela pediu a bandeira, que passou a acompanhar Lula nos comícios pelo país durante a campanha.
"Eu estava com minha família almoçando e vendo a posse, e tinha acabado de sair uma postagem de um dos filhos do Bolsonaro reclamando que não tinha nenhuma bandeira do Brasil lá...De repente aparece a bandeira." Foi emocionante ver aquilo. Não foi um orgulho pessoal, foi como se a gente do Piauí tivesse dado a contribuição simbólica de dizer que a bandeira está na mão do povo", disse.
Em rede social, o governador Rafael Fonteles (PT) comemorou o uso da bandeira durante a posse do presidente Lula.