O senador Ciro Nogueira, presidente nacional do Progressistas, concedeu uma entrevista exclusiva à TV Antena 10, afiliada à Record TV no Piauí. Na ocasião, o parlamentar analisou o cenário da política nacional, disputa municipal em 2024, e comentou a quebra de sigilo fiscal e bancário do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). O conteúdo será divulgado na íntegra nesta segunda-feira (14), a partir das 14h, na Bancada Piauí.
A menos de um ano para as eleições municipais, muito se especula sobre os nomes dos pré-candidatos do grupo da oposição ao PT no Estado. Em relação a capital, um importante colégio eleitoral, o senador confirmou os nomes da deputada Bárbara do Firmino (PP) e do ex-prefeito Sílvio Mendes (UB) à prefeitura, mas destacou que o nome de quem vai encabeçar a chapa ainda não foi definido pelo partido. A expectativa é que até outubro o PP oficialize quem será o pré-candidato.
Na ocasião, Ciro fez duras críticas a Dr. Pessoa e citou que está confiante com os nomes da oposição para a disputa municipal em 2024. Apesar da boa aprovação do governo Rafael Fonteles (PT), o senador não acredita que a base governista conseguirá vencer o pleito na capital piauiense no ano que vem.
"Dr. pessoa é uma figura muito querida, humana.. mas tem feito uma gestão ruim, quem diz isso não sou eu, quem diz é a população. Vamos ter dois grupos fortes, o governador está tendo uma boa aprovação, vai apresentar o seu candidato, mas nunca aconteceu do povo de Teresina entregar o comando do governo do Estado para o mesmo comandante da prefeitura... eu acho que as pessoas estão com saudades de ter um grande gestor na capital e tenho certeza que se nós unificarmos o nosso lado, temos dois grandes candidatos, a Bárbara e o grande prefeito, um grande líder de Teresina, que é o Sílvio Mendes; se eles se unificarem, eu acho que eles são muito viabilizados e com muitas chances de vitória nas eleições do próximo ano", declarou.
Ciro relatou que a meta do partido para as eleições municipais é manter os 84 prefeitos e continuar como o maior partido do Estado. "Temos um bom número de prefeitos, somos o maior partido. Nós temos o projeto de sair ainda como o maior partido, porque nós temos trabalho, ninguém na história do Piauí trouxe tantos recursos como o senador Ciro e a nossa bancada. Acho que isso vai ser reconhecido pelo nosso eleitor", disse.
Polêmicas de Bolsonaro e os nomes da Direita para disputa presidencial em 2026; Tarcísio é favorito
Recentemente o STF acatou o pedido de quebra de sigilo fiscal do ex-chefe do Executivo federal, em justificativa o ministro Alexandre de Moraes sinalizou que há fortes indícios de envolvimento de pessoas no entorno de Bolsonaro, inclusive o ex-presidente, de desvios de presentes. Nogueira avaliou essas acusações como infundadas.
"Compare esse tipo de acusação com as que o Lula foi acusado no passado, não dá nem para comparar. Falsificação de cartão de vacina, eu acho que o Brasil está passando por um momento que querem tirar o foco da imagem do que realmente precisa no país. Precisamos cuidar das pessoas, gerar emprego e renda, fazer com que o nosso país cresça para melhorar de vida. Você abre os meios de comunicação e só se fala nisso aí para tirar o foco do que realmente interessa. Parece que o presidente ainda hoje é o Jair Bolsonaro… vão quebrar o sigilo do Bolsonaro e não vão encontrar nada, ele é um homem de bem", declarou.
Questionado sobre o nome mais viável para representar a direita nas eleições em 2026, Nogueira aposta no governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), mas não descartou a possibilidade de uma chapa feminina, como o da ex-primeira dama Michelle Bolsonaro e da senadora Teresa Cristina (PP-MS). Na semana passada, o chefe do executivo estadual afirmou que, mesmo com o apoio dos bolsonaristas, não tem "ambição" de encabeçar um projeto político nacional e que vai apoiar o candidato ungido pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), condenado à inelegibilidade pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pelos próximos oito anos.
"Hoje no Brasil a maior quantidade de eleitores são anti-PT e anti-Bolsonaro, 40% não são os dois lados. Então um homem, como por exemplo, o Tarcísio, se vier a ser candidato, não tem a rejeição do Bolsonaro, mas tem o apoio do Centro ou um bolsonarismo, ganha a eleição. Por isso eles têm medo", ressaltou.
Governo Lula 3
Ainda em entrevista, o senador Ciro Nogueira fez uma avaliação do terceiro mandato de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O presidente do PP fez duras críticas ao petista e citou que ele não está cumprindo o que prometeu aos brasileiros.
“A forma como ele vem administrando o Brasil vendo sendo uma decepção, é um homem que tem se dedicado a mais viagens internacionais… não tem focado nos reias problemas do país. Temos uma crise econômica que está afetando as prefeituras e alguns Estados começam a faltar recursos. Dentro do Piauí, o governador começou a cortar salário dos servidores. São situações de um governo que apenas aumentou cargos para a companheirada do PT. Então, eu acho que o presidente Lula não tem cumprido o que prometeu, perceberam que ele prometeu picanha, cerveja, melhor vida para o povo, e isso realmente não está acontecendo”, disse.
Vice-presidência ou governo do Piauí estão entre as metas de Ciro Nogueira para o futuro
Em declarações anteriores, antes de assumir o cargo de ministro-chefe da Casa Civil no governo Bolsonaro, Ciro Nogueira mencionou que tinha o desejo de ser governador do Piauí. Durante entrevista à TV Antena 10, o senador declarou que o sonho continua, mas que nas próximas eleições existem outras possibilidades e deu como exemplo ser vice-candidato à presidência da República.
“Eu tenho o sonho de governar o Piauí. Tenho ambições maiores também a nível nacional. Dedicações como aconteceu com a Casa Civil. Só vejo quatro possibilidades nas próximas eleições: ser candidato a vice-presidente da República, ser candidato a governador, candidato ao Senado ou então voltar para o meu River”, declarou.
Com quase 32 anos de carreira política, o senador comentou que se vê realizado com sua trajetória política, mas que o eleitorado que vai definir qual cargo ele vai disputar nas próximas eleições.
A entrevista de Ciro Nogueira, conduzida pela apresentadora Beatriz Ribas, será exibida nesta segunda-feira (14), a partir das 14h, na Bancada Piauí, TV Antena 10. Logo após, o vídeo será publicado na íntegra no A10mais.com.