Ellen Gera faz balanço de gestão na Seduc e afirma que foco na ATI será modernização

Gestor assumirá a Agência de Tecnologia da Informação a partir de janeiro de 2023

O Secretário estadual de Educação Ellen Gera fez um balanço de sua gestão e destacou que a Agência de Tecnologia da Informação (ATI) vai focar na transformação digital dos serviços públicos a partir de janeiro de 2023. As declarações ocorreram durante entrevista ao Bancada Piauí, na TV Antena 10, nesta quarta-feira (16).

O secretário comentou que a pandemia foi um grande obstáculo da pasta por conta do ensino ser pensado para ser lecionado de forma presencial, mas garante que o estado fez as adequações necessárias para garantir um ensino de qualidade aos alunos e que os números do IDEB são uma prova que os resultados foram bons. 

 

Ellen Gera faz balanço de gestão na pasta da educação e sinaliza que o foco na ATI é modernização Anna Paula Couto/ A10+


"De fato foram tempos difíceis, em especial, por conta da pandemia, imagine um sistema de ensino preparado para funcionar de forma presencial e a gente é obrigada a ter a manutenção da aula, do vinculo entre o estudante por meio virtual, a distância ou utilizando modelos híbridos e aulas remotas não foi fácil para nenhuma rede de educação, mas os resultados que estamos acompanhando pelo IDEB, matrícula e próprio abandono e evasão nos mostram que passamos bem por esse período… Estamos hoje com um currículo modernizado, da educação infantil, fundamental e médio, a rede trabalhou bastante e encerra o ciclo de 2022 positivamente", disse.

O secretário de educação também pontuou o programa de alfabetização na idade certa e o sistema de mediação tecnológica como projetos que vão continuar sendo fortalecidos. 

Enem

Gera elogiou o desempenho dos estudantes piauienses no Enem e elencou os motivos do Piauí ocupar o segundo lugar em maior presença dos estudantes o Exame Nacional do Ensino Médio, com 74,9% de presença. Para ele, o número é relacionado às ações que viabilizam o transporte público gratuito nos dias de provas e as ações de revisão. 

"Historicamente o Piauí sempre teve essa vocação para os vestibulares, qual a novidade que nós temos agora? É o estudante de escola pública passando para cursos de alta concorrência e escolhendo de fato seu curso universitário. Hoje no estado a UFPI, Uespi e IFPI já têm mais alunos oriundos de escola públicas do que de particulares… O programa Pré-enem Seduc trouxe várias ações que beneficiam os estudantes que se preparam para o Enem – Revisões de auditório, revisões itinerantes por todo o território piauiense- e quando chega próximo da prova a rede estadual oferece o passe livre", destacou. 

Secretariado

Ellen Gera foi anunciado pelo governador eleito Rafael Fonteles (PT) para a Agência de Tecnologia da Informação e destacou que vai viabilizar a proposta de campanha do governador de promover a modernização dos serviços públicos através da T.I. 

"O Governador eleito Rafael durante toda a campanha trouxe como pauta especial a transformação digital que ele quer promover nos serviços públicos. Hoje a tecnologia ela está presente nos países mais desenvolvidos e nós vamos implementar no Piauí a modernização dos serviços para que os cidadãos tenham acesso de forma mais ágil, de forma moderna através da T.I, acesso aos serviços de saúde, educação, segurança e em várias áreas", finalizou.

 

Ellen Gera durante entrevista ao Bancada Piauí Anna Couto/ A10+