(Atualizada às 12h38)
Por meio de um “decretão”, o prefeito Francisco Emanuel (PP) exonerou todos os servidores ocupantes de cargos comissionados e removeu as funções comissionadas técnicas vinculadas à administração pública direta e indireta do município de Parnaíba, no litoral do Piauí. A medida foi oficializada por meio de publicação em edição extra do Diário Oficial, divulgada na manhã deste sábado (05).
Entre os exonerados estão o ex-prefeito de Parnaíba, Francisco Mão Santa, que exercia a função de secretário especial do município, e a ex-primeira-dama Adalgisa Mão Santa, que comandava a Secretaria de Assistência Social. Ambos integravam a equipe de governo do prefeito Francisco Emanuel. As exonerações já eram aguardadas, principalmente após o rompimento político oficial entre o gestor municipal e a família Mão Santa.
Conforme o decreto, também foram revogadas todas as gratificações concedidas de forma discricionária, vinculadas a cargos comissionados ou funções de confiança. A medida tem efeito retroativo a 31 de março de 2025, conforme estipulado no próprio documento.
Confira aqui os nomeados e exonerados no Decretão Parnaíba.pdf
“Ficam EXONERADOS, a partir de 31 de março de 2025, todos os ocupantes de cargos em comissão no âmbito da Administração Pública Direta e Indireta do Município de Parnaíba, incluindo-se Secretários Municipais, Secretários Executivos dos Fundos Municipais, Superintendentes, Diretores e Presidentes de Autarquias, Empresas Públicas e Agências Reguladoras, bem como todos os demais cargos de livre nomeação e exoneração existentes na estrutura administrativa municipal”, descreveu o prefeito em documento.
Conforme apurado pelo A10+ e confirmado no decreto, a primeira-dama Analia Priscila vai assumir a Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania. Ainda segundo documento, ficam excluídos das determinações do decreto os servidores lotados na Central de Licitações e Contratos Administrativos, considerados essenciais para assegurar a continuidade dos serviços públicos, conforme definição do Prefeito Municipal.
De acordo com o documento, o objetivo do “decretão” é promover uma reestruturação administrativa, visando à otimização dos recursos humanos e financeiros da Prefeitura.
A aliança que terminou em troca de farpas
No último dia 26 de março, o prefeito de Parnaíba, Francisco Emanuel (PP), comentou sobre a crise política entre ele e o grupo do ex-prefeito Mão Santa. Em vídeo, o gestor relatou que não rompeu com a família, mas que na verdade impôs limites. Após o conflito, a deputada Gracinha Mão Santa anunciou o rompimento e o chamou de “Judas”.
As declarações estremeceram as relações entre a deputada Gracinha Mão Santa e o prefeito da cidade litorânea. Na nova publicação, Novo Francisco voltou a dizer que não houve rompimento da parte dele, mas que foi traído pela deputada e seu grupo político.
Abaixo, os novos nomeados para a gestão do prefeito Francisco Emanuel em Parnaíba:
- Edrivandro Gomes Barros - Secretário de Governo
- Eliaquim Sousa Nunes - Procurador Geral
- Analia Priscilla Lima da Silva - Desenvolvimento Social e Cidadania
- Oscar Machado da Cunha Filho - Fazenda
- Zulmira do Espírito Santo Correia - Gestão
- Danilo de Andrade Rêgo - Educação
- Thiago Judah Sampaio Carneiro - Saúde
- Deise Aragão Mattei - Setor Primário e Abastecimento
- Thiciano Ribeiro da Cruz - Transporte e Segurança
- Felipe da Silva Sousa - Serviços Urbanos e Defesa Civil
- Iranildo Junio Camapum Brandão - Infraestrutura e Regularização Fundiária
- Ruben Sousa Ferreira - Meio Ambiente
- Rafael Costa Lima - Trabalho e Defesa do Consumidor
- Jeanne Pereira Cunha - Presidente do IPMP
- Marcella da Conceição Sousa Braz Ribeiro - Fundo da SEDESC
- Janete de Araujo Santos - Fundo da Educação
- Andréia Rosario Rodrigues de Oliveira - Fundo da Saúde