Em ‘decretão’, Francisco Emanuel exonera todos os servidores comissionados da Prefeitura de Parnaíba

Entre os exonerados, o ex-prefeito Mão Santa e a ex-primeira dama da cidade, Adalgisa Mão Santa

(Atualizada às 12h38)

Por meio de um “decretão”, o prefeito Francisco Emanuel (PP) exonerou todos os servidores ocupantes de cargos comissionados e removeu as funções comissionadas técnicas vinculadas à administração pública direta e indireta do município de Parnaíba, no litoral do Piauí. A medida foi oficializada por meio de publicação em edição extra do Diário Oficial, divulgada na manhã deste sábado (05).

Em ‘decretão’, Francisco Emanuel exonera todos os servidores comissionados da Prefeitura de Parnaíba
Reprodução

   

Entre os exonerados estão o ex-prefeito de Parnaíba, Francisco Mão Santa, que exercia a função de secretário especial do município, e a ex-primeira-dama Adalgisa Mão Santa, que comandava a Secretaria de Assistência Social. Ambos integravam a equipe de governo do prefeito Francisco Emanuel. As exonerações já eram aguardadas, principalmente após o rompimento político oficial entre o gestor municipal e a família Mão Santa.

Conforme o decreto, também foram revogadas todas as gratificações concedidas de forma discricionária, vinculadas a cargos comissionados ou funções de confiança. A medida tem efeito retroativo a 31 de março de 2025, conforme estipulado no próprio documento.

“Ficam EXONERADOS, a partir de 31 de março de 2025, todos os ocupantes de cargos em comissão no âmbito da Administração Pública Direta e Indireta do Município de Parnaíba, incluindo-se Secretários Municipais, Secretários Executivos dos Fundos Municipais, Superintendentes, Diretores e Presidentes de Autarquias, Empresas Públicas e Agências Reguladoras, bem como todos os demais cargos de livre nomeação e exoneração existentes na estrutura administrativa municipal”, descreveu o prefeito em documento. 

Conforme apurado pelo A10+ e confirmado no decreto, a primeira-dama Analia Priscila vai assumir a Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania. Ainda segundo documento, ficam excluídos das determinações do decreto os servidores lotados na Central de Licitações e Contratos Administrativos, considerados essenciais para assegurar a continuidade dos serviços públicos, conforme definição do Prefeito Municipal.

De acordo com o documento, o objetivo do “decretão” é promover uma reestruturação administrativa, visando à otimização dos recursos humanos e financeiros da Prefeitura.

A aliança que terminou em troca de farpas 

Gracinha Mão Santa chamou o prefeito de Parnaíba de o “Novo Judas”
Reprodução

   

No último dia 26 de março, o prefeito de Parnaíba, Francisco Emanuel (PP), comentou sobre a crise política entre ele e o grupo do ex-prefeito Mão Santa. Em vídeo, o gestor relatou que não rompeu com a família, mas que na verdade impôs limites. Após o conflito, a deputada Gracinha Mão Santa anunciou o rompimento e o chamou de “Judas”. 

As declarações estremeceram as relações entre a deputada Gracinha Mão Santa e o prefeito da cidade litorânea. Na nova publicação, Novo Francisco voltou a dizer que não houve rompimento da parte dele, mas que foi traído pela deputada e seu grupo político.

Abaixo, os novos nomeados para a gestão do prefeito Francisco Emanuel em Parnaíba: