Exame de Lula mostra ‘melhora’, e médicos liberam viagens aéreas

Presidente se machucou enquanto cortava as unhas do pé em um banheiro do Palácio da Alvorada

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva repetiu neste domingo (10) os exames de ressonância magnética em um hospital particular de Brasília devido ao acidente doméstico sofrido no mês passado. De acordo com boletim médico, Lula “permanece sem sintomas, e o exame mostrou melhora em relação aos anteriores”.

Com o resultado, os médicos mantiveram a autorização para que o presidente continue com atividades habituais e liberaram viagens aéreas. Os exames anteriores mostraram que o quadro do presidente era estável, e a recomendação para manter a rotina já havia sido aprovada.

  

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT)
Reprodução / CNN

   

“Ele permanece sem sintomas, e o exame mostrou melhora em relação aos anteriores, devendo manter suas atividades habituais, com liberação para viagem aérea. O presidente segue sob acompanhamento da equipe médica, sob os cuidados do Prof. Dr. Roberto Kalil Filho e da Dra. Ana Helena Germoglio”, diz o boletim.

O presidente se machucou enquanto cortava as unhas do pé, em um banheiro do Palácio da Alvorada. Ao se abaixar, ele se desequilibrou e caiu de costas. Na queda, sofreu um corte na nuca e precisou levar ao menos cinco pontos. Desde o episódio, Lula tem feito exames de imagem para monitorar a situação. Os pontos foram retirados em 28 de outubro.

O acidente doméstico fez com que Lula cancelasse, por recomendação médica, três viagens internacionais. Desde a queda, o presidente tem cumprido a maioria das agendas de trabalho no Palácio da Alvorada.