O governador do Piauí em exercício, Themistocles Filho, declarou estado de calamidade pública em Picos, por conta dos graves danos causados pelas recentes chuvas. O documento foi publicado em edição suplementar do Diário Oficial do Estado dessa quinta-feira (16). A cidade foi atingida por um temporal no início desta semana que deixou duas pessoas mortas e afetou cerca de 600 famílias.
A ordem tem vigência de 90 dias a partir da data de publicação. Segundo o governo, a chuva torrencial, associada ao alto volume e intensidade das precipitações sobre a cidade e áreas a montante dos principais afluentes do rio Guaribas resultou em diversos desastres naturais.
“Tais eventos configuram um desastre de Nível III ou de grande intensidade. Em decorrência do desastre houve 1 morte por afogamento, 02 mortes por choque elétrico em rede de distribuição e cerca de 600 famílias afetadas que perderam os seus bens, parte alojadas em abrigos e parte em casa de familiares, resultando no total de 27.068 pessoas afetadas em decorrências das intensas chuvas, que necessitam com urgência de assistência humanitária”.
Além das pessoas, o volume de água também afetou a estrutura da cidade, com destruição de infraestruturas, incluindo vias públicas, pontes, sistemas de drenagem, edificações públicas e privadas.
Durante os três meses de duração do estado de calamidade os órgãos e entidades da administração pública, dentro dos respectivos campos de competência e vinculados ao Sistema de Proteção e Defesa Civil, devem adotar medidas necessárias à restauração da normalidade.