A Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) leu, nesta quinta-feira (6), um projeto encaminhado pelo Governo do Estado que autoriza a formação de cadastro reserva no concurso para bombeiro militar lançado em 2023. A proposta permite que até 50 candidatos integrem essa lista, desde que cumpram critérios específicos estabelecidos na matéria.
De acordo com o Projeto, para permanecer no cadastro reserva, os concorrentes precisam ter atingido, no mínimo, 60% da pontuação total da prova escrita, o equivalente a 48 pontos, e não podem ter obtido menos que 50% em nenhuma das disciplinas, tanto de conhecimentos básicos quanto específicos. Também é exigido que o candidato alcance ao menos 12 pontos em cada uma das provas. Além disso, os aprovados nessa etapa deverão ser submetidos a exames de saúde, aptidão física, avaliação psicológica e investigação social.
Segundo o Executivo estadual, a medida tem caráter estratégico e econômico para garantir a ampliação do efetivo do Corpo de Bombeiros do Piauí sem a necessidade de realizar um novo concurso em curto prazo. Após a leitura em Plenário, o projeto seguirá para análise nas comissões técnicas da Alepi antes de ser votado.