O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, em pronunciamento de Natal exibido em rede nacional na noite desta quarta (24), que o Brasil encerra 2025 com avanços econômicos e sociais significativos. Entre os principais destaques da mensagem, o chefe do Executivo citou a isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil, as negociações para o fim do chamado “tarifaço”, além de prever a menor inflação da história do país.
Lula afirmou que o Brasil vive um “ano histórico”, marcado pela superação de desafios e pela retomada de políticas públicas voltadas à redução das desigualdades. Segundo ele, o país saiu novamente do Mapa da Fome após encontrar, no início do governo, cerca de 33 milhões de pessoas em situação de insegurança alimentar.
“Isso vai aliviar as contas, aquecer ainda mais a economia e beneficiar o país inteiro”, disse.
Durante o pronunciamento, Lula ressaltou programas sociais lançados ou ampliados ao longo do ano, como o Agora Tem Especialistas, voltado à redução das filas no SUS; o Pé-de-Meia, que incentiva a permanência de jovens na escola; e iniciativas como o Gás do Povo e o Luz do Povo, criadas para aliviar despesas básicas das famílias mais vulneráveis. Também citou a retomada do Minha Casa Minha Vida e o lançamento do programa Reforma Casa Brasil, voltado à melhoria das condições habitacionais.
“A inflação acumulada será a menor de todos os tempos”, disse Lula.
O presidente afirmou ainda que o país encerra o ano com a menor taxa de desemprego da história, recorde de empregos com carteira assinada e a maior renda média já registrada. Segundo ele, os indicadores resultaram nos menores níveis de pobreza e desigualdade já alcançados, além da saída de cerca de dois milhões de pessoas do Bolsa Família por melhora de renda.
Lula também mencionou investimentos em infraestrutura, como a transposição do Rio São Francisco, e as obras do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), que, segundo ele, impulsionam o desenvolvimento em todo o território nacional.
Na área da segurança pública, o presidente destacou a atuação da Polícia Federal no combate ao crime organizado e afirmou que o enfrentamento às facções chegou “ao andar de cima”. Ele também fez um apelo pelo combate à violência contra a mulher e defendeu o engajamento da sociedade no enfrentamento do problema.
No cenário internacional, Lula afirmou que o Brasil voltou a ser respeitado e admirado, citando o recorde de 9 milhões de turistas estrangeiros e a realização da COP30, em Belém. Ele também destacou as negociações para o fim do tarifaço e a abertura de mais de 500 novos mercados para produtos brasileiros.
Ao final do pronunciamento, o presidente defendeu a redução da jornada de trabalho no modelo 6x1, sem redução salarial, afirmando que o direito ao descanso é fundamental para a qualidade de vida da população. “É uma demanda do povo que cabe a nós, representantes do povo, escutar e transformar em realidade”, justificou.
“O Brasil pertence a você”, afirmou Lula ao encerrar a mensagem. Ele desejou um Feliz Natal e um ano novo de paz, prosperidade e novas conquistas para todas as famílias brasileiras.