O perfil do Partido dos Trabalhadores (PT) no Piauí comemorou, na manhã deste sábado (22), a prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro. A sigla publicou vídeo de humor com Bolsonaro cercado por grades e a legenda: “por todo o ódio disseminado, pelas 700 mil mortes, pelo deboche na covid e pelo atentado à democracia”.
Em outra publicação, o PT Piauí compartilhou um vídeo da ex-deputada Joice Hasselmann comentando uma ação da PF — ocorrida no passado —, porém acompanhado de imagens de Bolsonaro e com um tom de deboche relacionado à prisão do ex-presidente.
O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes determinou a prisão preventiva do ex-presidente Jair Bolsonaro após uma suposta tentativa de violação da tornozeleira eletrônica às 0h08min deste sábado (22). Na decisão, Moraes aponta que o ex-presidente pretendia fugir durante a manifestação convocada pelo filho Flávio Bolsonaro.
A decisão ainda não marca o início do cumprimento da pena de reclusão. Segundo uma fonte da PF, a prisão de Bolsonaro é preventiva e não tem relação direta com a condenação a 27 anos e 3 meses de prisão que o STF impôs em setembro a ele de prisão em regime fechado por liderar uma organização criminosa em uma tentativa de golpe de Estado para se perpetuar no governo.
Bolsonaro foi levado para a Superintendência da Polícia Federal, onde ficará em uma sala de Estado, espaço reservado para autoridades como presidentes da República e outras altas figuras públicas. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ex-presidente Michel Temer também ficaram detidos em salas da PF.