Rafael Fonteles (PT) é o governador mais bem avaliado do Brasil, segundo levantamento realizado pelo Instituto Paraná entre os meses de março e junho deste ano. A gestão petista foi aprovada por 70,7% dos eleitores de Teresina. A pesquisa foi divulgada nesta terça-feira (27).
Fonteles iniciou na política em 2015, quando se tornou secretário de Fazenda do Piauí. Sete anos depois, em 2022, foi eleito governador do Piauí ainda no primeiro turno, com mais de 57% dos votos válidos. Este é o primeiro ano de gestão de Rafael à frente do Governo do Estado.
A pesquisa foi realizada apenas com os eleitores das capitais. Fonteles aparece em primeiro lugar com 70,7% de aprovação dos eleitores. Ratinho Jr (PSD), que era o governador mais aprovado do país, aparece com 70,0%. Como existe uma margem de erro 3,5 a 3,7 pontos percentuais os dois acabam empatando tecnicamente. Segundo a pesquisa, 23,3% dos eleitores de Teresina desaprovam a gestão de Rafael Fonteles; 6% não souberam ou não quiseram opinar.
Fonteles é também o governador mais novo do Brasil, com apenas 38 anos de idade. A publicação sobre o governador do Piauí repercutiu nacionalmente. O petista viajou recentemente para Itália para cumprir uma agenda de compromissos e encontros.