Rafael Fonteles é o governador mais votado da história do Piauí; petista superou Wellington Dias - Eleições 2022
Eleições 2022
ELEIÇÕES 2022

Rafael Fonteles é o governador mais votado da história do Piauí; petista superou Wellington Dias

Ele teve maioria de votos no interior e na capital, derrotando o candidato da oposição, Sílvio Mendes (UB)


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

Concorrendo pela primeira vez, Rafael Fonteles, do PT, foi o governador mais votado da história do Piauí. O ex-secretário de Fazenda, de 37 anos, venceu o 1º turno das eleições com 57,17%, o equivalente a 1.115.139 votos. Ele teve maioria de votos no interior e na capital, derrotando o candidato da oposição, Sílvio Mendes (União Brasil), que obteve 41,62%.

O dado, histórico, mostra que Rafael Fonteles superou até Wellington Dias (PT), ex-governador que renunciou o mandato para concorrer ao Senado. Em 2018, Dias foi reeleito com mais de 55% dos votos. Na época ele teve 966.469 votos. Em 2014, Wellington Dias venceu a eleição com 1.053.342 votos.

  

Rafael Fonteles é o governador mais votado da história do Piauí; petista superou Wellington Dias
Ascom

  

Fonteles agradeceu o empenho da família e de todos que contribuíram com a sua campanha, em especial, ao senador eleito Wellington Dias e todos os parlamentares e candidatos que ajudaram nessa eleição. Ele dedicou a vitória ao pai, Nazareno Fonteles. “Essa vitória é sua”, disse Rafael.  

A partir desta segunda-feira (03), Fonteles já inicia a transição de governo e afirmou que vai trabalhar para eleger o ex-presidente Lula (PT) no segundo turno. “Sudeste, São Paulo, Rio e Minas mais uma vez caíram na máquina de Fake News, mas o Nordeste se manteve na trincheira. Vamos ajudar o Brasil a se livrar dessa tragédia que é o Bolsonaro”, declarou o governador eleito.  

  

Rafael Fonteles agradece piauienses pela vitória e cita que a meta é eleger Lula no 2º turno
Jade Araújo / A10+

  

Rafael Fonteles sucede o também petista Wellington Dias, que já foi eleito quatro vezes governador do Piauí no primeiro turno e agora foi eleito para o senado Federal. Ele era secretário estadual da Fazenda do então governador e coordenou o PRO Piauí. O vice-governador é Themístocles Filho (MDB), que era deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa do Piauí.  

Propostas

Dentre as propostas defendidas por Rafael Fonteles durante a campanha, e que ele prometeu priorizar logo no início do governo, está a questão da modernização da segurança pública. Segundo Rafael, ele vai conduzir pessoalmente, logo ao assumir o cargo em janeiro de 2023, reuniões com os comandantes das polícias civis e militares. E vai combater com pulso firme a guerra de facções, priorizando o chamamento de 1000 homens e mulheres para a política militar e ainda investindo na inteligência da polícia civil.  

  

Rafael Fonteles agradeceu Wellington Dias durante ato do PT após vitória em Teresina
Ascom

   

Rafael também defende um forte investimento na geração de emprego, renda e trabalho, com a geração de 80 mil empregos. Disse que vai ampliar a atração de empresas, fortalecer as cadeias produtivas e os empreendedores, inclusive os pequenos e médios negócios. Entre as principais propostas estão, facilitar o acesso ao crédito para que esses empreendedores possam fortalecer a ampliar os seus negócios.  

Fonte: Portal A10+


Dê sua opinião:

Sobre a coluna

A10+

A10+

Tudo sobre as eleições 2022 no cenário nacional e local

Fique conectado